Com a chegada das festas de outubro e a expectativa de receber um enorme fluxo de turistas no Médio Vale do Itajaí, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina preparou uma estrutura especial para reforçar a segurança na região. Os pavilhões que sediarão os principais eventos do mês estão passando por rigorosas vistorias nos sistemas de segurança contra incêndio e pânico e os municípios com maior volume de visitantes receberão um incremento no efetivo.
As ações serão realizadas pelo 3º Batalhão, que possui sede em Blumenau e é o braço do CBMSC em todo o Vale Europeu, e têm como foco proteger os foliões e reduzir o tempo-resposta em caso de acidentes fora dos pavilhões. Durante os três finais de semana da 40ª edição da Oktoberfest, o município receberá um reforço de 12 bombeiros militares vindos de diversas regiões do estado. Essa ação vai permitir a ativação de uma segunda ambulância no quartel central da cidade, ampliando a capacidade de atendimento de ocorrências dentro e fora do Parque Vila Germânica. Com o aumento da população flutuante na região, espera-se também um crescimento no número de ocorrências.
Além disso, diariamente haverá uma equipe de bombeiros militares exclusiva para atuar na Oktoberfest, com a incumbência de realizar a verificação constante de sistemas preventivos, o controle de lotação, a gestão da brigada de incêndio e o atendimento de ocorrências de combate a incêndio. A base avançada do CBMSC ficará próxima ao ambulatório e terá à disposição um caminhão de combate a incêndio exclusivo para a festa mais alemã do Brasil. “Todos os dias, a partir das 18h00, haverá uma guarnição especial para trabalhar na prevenção e garantir a segurança dos frequentadores da Oktoberfest, que estará sempre à disposição do público presente”, reforça o Tenente-Coronel Mateus Muniz Corradini, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar.
A garantia do perfeito funcionamento dos sistemas preventivos é fundamental para que os visitantes possam curtir a festa com tranquilidade. O foco das vistorias diárias será nos sistemas que auxiliam no combate a princípios de incêndio e permitem o esvaziamento seguro dos pavilhões em caso de ocorrências, tais como extintores, hidrantes, alarme sonoro, iluminação de emergência, placas indicadoras de saída, portas de saída com fluxo único e detectores de fumaça. Outra grande preocupação reside nas instalações provisórias de gás, por isso todas as estruturas da Oktoberfest, incluindo os estandes temporários, serão diariamente vistoriados. “Qualquer ocorrência que envolva fogo pode causar pânico entre os frequentadores da festa. Portanto, mesmo com o Atestado de Funcionamento emitido, as vistorias das medidas de segurança contra incêndio e pânico ocorrerão do primeiro ao último dia do evento, inclusive no que tange ao controle de lotação das áreas comuns e dos camarotes”, explica o Major Marcus Vinicius Abre, chefe do Serviço de Segurança Contra Incêndio do 3º Batalhão.
Leia também
38ª Fenarreco também receberá reforço de efetivo e de medidas de segurança
Segunda maior festa do Médio Vale do Itajaí, a Fenarreco de igual forma receberá atenção especial do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Nos finais de semana, Brusque terá o reforço de oito bombeiros militares, o que permitirá ativar uma segunda ambulância e um segundo caminhão de combate a incêndios no município. As ações preventivas de segurança contra incêndio na festa serão similares às realizadas na Oktoberfest, com o mesmo rigor necessário para garantir a segurança dos frequentadores do Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof. Diariamente, uma guarnição do CBMSC estará de plantão na festa, sempre atuando de forma preventiva e no atendimento de ocorrências.