Casa de Brusque estará aberta neste sábado com exposição sobre Francisco Carlos de Araújo Brusque

Foto: Acervo/Casa de Brusque

No sábado, dia 6 de agosto, o Museu Casa de Brusque estará aberto em comemoração a semana do aniversário da cidade.

A exposição que se encontra no espaço da Casa Enxaimel é alusiva ao bicentenário de nascimento do Conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque (1822-2022) e apresenta fotografias, objetos pessoais, documentos, uma linha do tempo com datas importantes sobre sua trajetória, legado político e para a colonização europeia.

A visitação poderá ocorrer das das 10 às 18 horas.

Publicidade

Quem foi Francisco Carlos de Araújo Brusque

Francisco Carlos de Araújo Brusque (Porto Alegre, 24 de maio de 1822 — Pelotas, 23 de setembro de 1886) foi um político brasileiro. Era irmão de José de Araújo Brusque, que foi deputado provincial e juiz no Rio Grande do Sul.

Diplomou-se na Faculdade de Direito de São Paulo. Ao retornar ao Rio Grande do Sul, filiou-se ao Partido Liberal, sendo eleito diversas vezes à assembleia provincial e à geral. Foi presidente da província de Santa Catarina, nomeado por carta imperial de 6 de setembro de 1859, governando de 21 de outubro de 1859 a 17 de abril de 1861, quando passou o cargo para o terceiro vice-presidente João José de Andrade Pinto, que governou interinamente até 26 de abril do mesmo ano. Foi também presidente da província do Pará, de julho de 1861 a 1 de novembro de 1863.

Foi ministro da Marinha de 31 de março a 31 de agosto de 1864, e ministro da Guerra de 31 de maio a 31 de agosto de 1864, pouco antes da Guerra do Paraguai. Acompanhou pessoalmente os primeiros imigrantes que se instalaram na Colônia Itajahy em 1860, o atual município de Brusque.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.