O câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros, podendo sozinho apresentar mais casos do que outros 17 tipos de câncer. No dia 29 de novembro a policlínica realizará um mutirão para a prevenção do melanoma com vários dermatologistas, entre eles o Dr. Jorge Luiz Battisti Archer. Serão feitas consultas entre as 9 e 15h, o atendimento será feito para aqueles que fazem parte do grupo de risco.
Para prevenir o câncer de pele, devemos nos proteger do sol usando bonés, camisetas, óculos escuro e protetor solar. Falando nos filtros solares, existem inúmeras marcas e tipos no mercado, o fator de proteção solar varia, mas o Dr. Jorge diz que não existe diferença entre o de 30 e o de 60 tratando-se da prevenção do câncer de pele. Em peles mais oleosas o protetor em gel adere mais facilmente, já nas secas o ideal é o creme, mas “tudo depende da sensibilidade individual” diz o dermatologista. O protetor solar deve ser usado todos os dias e por se tratar de um produto químico e reagir com a luz, deve ser aplicado a cada três horas, ele lembra
Dr. Jorge ainda explica que os efeitos da proteção levam cerca de 20 anos para aparecer, pois a luz do sol demora a fazer a lesão cutânea. Em relação ao custo do protetor solar, ele diz que isso se deve pelo fato de os impostos serem cobrados como um produto de beleza e não como um item para a proteção da saúde.
Saiba se você faz parte do grupo de risco
- Casos de câncer de pele na família
- Queimaduras solares
- Muitas sardas
- Muitas pintas
- Pele clara
- Não conseguir se bronzear
- Feridas que não cicatrizam
- Pinta que muda de cor ou cresce
- Histórico de câncer de pele
- Mais de 65 anos
Texto: Victória Severo
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.