Câmara Mirim de Blumenau homenageia professores em sessão solene


A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio do Programa Vereador Mirim, promoveu, na noite desta quarta-feira (10), sessão solene mirim em homenagem aos professores pela passagem do Dia do Professor, que é celebrado em 15 de outubro. A solenidade, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal, foi conduzida pelo presidente mirim Arthur Mendes Ismael, do Colégio Sagrada Família, juntamente com os demais integrantes da Mesa Diretora mirim.

A solenidade contou ainda com as presenças dos demais vereadores mirins, do assessor do Programa Vereador Mirim, Fagner Jericó e equipe, do vereador Professor Gilson de Souza (Patriota), dos professores homenageados, da diretora geral da Secretaria de Educação de Blumenau, Ângela Maria Simão Hoemke, da representante do Conselho Municipal de Educação de Blumenau, Sandra Marisa da Silva de Lima, além de diretores e coordenadores de escolas, pais ou responsáveis, familiares e demais autoridades. Justificaram ausência nesta sessão o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), devido a agenda de abertura do Natal na cidade e também os demais parlamentares por compromissos já anteriormente agendados.

O Legislativo de Blumenau, através da Câmara Mirim, abriu este espaço para a valorização de professores que têm se dedicado e se destacado no desenvolvimento da educação no município.

Publicidade

Durante a sessão solene foram entregues 14 diplomas de mérito a professores das redes municipal, estadual ou particular de ensino previamente indicados pelos vereadores mirins, em conjunto com as suas respectivas unidades escolares.

O assessor do Programa Vereador Mirim, Fagner Jericó, ressaltou que foi uma noite muito especial, de alegria, de emoção e de encontro entre educadores e educandos. “Um momento de reconhecimento pelo trabalho, pela dedicação, pelo carinho que vocês professores dedicam todos os dias aos seus alunos. Parabéns professores. Esta homenagem é merecida, a guarde com muito carinho porque vocês marcaram a vida desses estudantes e tenho certeza que fazem isso todos os dias e a todos os alunos”, apontou, fazendo agradecimentos à Câmara de Blumenau por ter criado este programa há 22 anos, às unidades escolares pela participação e contribuição no programa, aos pais e responsáveis pela confiança e também aos vereadores mirins por terem aceitado o desafio e estarem cumprindo com louvor este papel. “O programa continua até hoje transformando vidas, formando cidadãos conscientes e participantes na sociedade. Os vereadores mirins nos trazem temas de relevância que nos fazem refletir”, concluiu.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Blumenau, Sandra Marisa da Silva de Lima, apontou que participar de uma homenagem do Dia do Professor foi uma grande honra. “Nós, professores, formamos a elite de um país e como professores sérios e comprometidos queremos o melhor para cada um de vocês”, ressaltou, falando em nome da coordenadora do conselho que não pôde estar presente. Ressaltou ainda a importância do programa para o município. “Eu me sinto honrada em estar aqui e ver os adolescentes já empenhados em conhecer a política e a importância que isso terá para a cidade no futuro”, destacou, desejando que este programa possa se estender por muitos anos. Aconselhou aos parlamentares mirins para que valorizem esta oportunidade e que levem para a escola tudo de bom que têm aprendido.

O vereador Professor Gilson de Souza lembrou que desde seu primeiro mandato na Casa Legislativa vem lutando em prol da educação. “O que vocês, parlamentares mirins, estão fazendo é uma justa homenagem aos bons profissionais que estão trabalhando em sala de aula em prol de uma educação melhor, mas quero salientar que como lideranças jovens vocês têm a responsabilidade, assim como seus pais e toda a comunidade, de mostrar a importância da educação e do educador e de cobrar dos seus representantes políticos, do Executivo e Legislativo em todos os níveis, a valorização da educação. Sem esta cobrança nós não vamos avançar em uma educação de qualidade e na valorização da educação e na criação de políticas públicas que valorizem o profissional da educação e a educação em geral”, constatou, fazendo um chamado a todos para que lutem pela educação. Lembrou que a Câmara de Vereadores também, seguindo o exemplo da Câmara Mirim, criou uma homenagem aos professores no mês de outubro. Por fim ressaltou a luta dos parlamentares da cidade que se empenham em buscar recursos de emendas de representantes nas esferas estadual e federal.

A diretora geral da Secretaria de Educação de Blumenau, Ângela Maria Simão Hoemke, em nome da secretária de Educação, Patrícia Lueders, apontou que foi um prazer enorme poder vivenciar este momento especial em que os jovens homenageiam professores das várias redes de ensino do município. Parabenizou a iniciativa da Câmara Mirim e também aos professores presentes. “Sabemos que ser professor não é uma tarefa fácil. Os educadores são os protagonistas na tarefa de ensinar, de conduzir, acompanhar o percurso de formação de cada estudante. Vocês dão sentido às aprendizagens e fazem de seus alunos os verdadeiros protagonistas deste aprender. Isso exige estudo, conhecimento, dedicação, disponibilidade, afetividade e disposição. Além disso, é preciso conectar-se com o aluno. Essa homenagem mostra essa conexão, pois esses estudantes reconhecem com carinho, com gratidão e com respeito, através desta justa homenagem”, ressaltou.

Logo após a fala das autoridades, os 14 vereadores mirins presentes utilizaram a tribuna para prestarem suas homenagens aos professores previamente escolhidos, em conjunto com as escolas, e fazerem a entrega das moções de louvor. Nas suas falas os estudantes agradeceram aos seus professores, destacaram a importância dos educadores nas suas formações pessoal e profissional e também na Câmara Mirim. Cada um teve a oportunidade de falar em nome da escola sobre o professor (a) indicado (a), sua trajetória profissional e destacar todos os aprendizados com este profissional, explicando os motivos para indicação. Os professores homenageados também utilizaram a tribuna para agradecer a honraria, falar da importância e da missão de sua profissão, da sua trajetória profissional e também falar da trajetória com os vereadores mirins.

Ao final, o coordenador pedagógico da Câmara Mirim, professor Erlédio Pering também recebeu saudações pelo Dia do Professor.

A sessão solene mirim será reprisada nesta quinta-feira, dia 11, às 19h30, no canal 14 da NET. Também está disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.