Câmara de Blumenau e Governo do Estado inauguram novo posto do Sine

Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

A Câmara de Vereadores de Blumenau inaugurou, na manhã desta terça-feira, 1° de agosto, o novo espaço da Casa Histórica, próxima ao Poder Legislativo, que abriga alguns setores da Câmara, sendo eles, do Apoio Social, da Procuradoria da Mulher, da Ouvidoria, da Controladoria e da Escola do Legislativo Fritz Müller, além da nova e atualizada unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine), esse último em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, O espaço fica localizado na Rua Alwin Schrader, n° 44, sendo um espaço para melhor atender à comunidade. 

Estiveram presentes na inauguração o presidente do Legislativo municipal, vereador Almir Vieira (PP), a prefeita em exercício Maria Regina de Souza Soar (PSDB), os vereadores Maurício Goll (PSDB), Silmara Miguel (PSD), Gustavo de Oliveira – Gugu (PSDB), Adriano Pereira (PT), Jovino Cardoso (SD), Diego Nasato (Novo), Bruno Cunha (Cidadania), além do secretário estadual da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, do vereador licenciado e atual secretário de Educação, Alexandre Matias, da Diretora do Patrimônio Histórico, historiadora Sueli Petry, dos servidores da Câmara e do Sine e demais autoridades.

O presidente da Câmara, vereador Almir Vieira, agradeceu a todos os envolvidos na realização deste momento, inclusive todos os funcionários e equipe da Câmara e a parceria com o Governo do Estado, por meio do secretário da  Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck. “A ideia enquanto presidente, em conjunto com os demais vereadores, é dar uma melhor condição de trabalho para os funcionários da Câmara e atender cada vez melhor à comunidade e prestar um serviço de qualidade, proporcionando com este espaço mais tranquilidade, acessibilidade e conforto no atendimento ao blumenauense”, enfatizou, adiantando que também já está em estudo a colocação de um ponto de atendimento do IGP para a confecção de identidade. O presidente também salientou que houve um acordo anterior com o empresário atual proprietário. Apontou que este espaço está no contrato de aluguel, mas que não houve acréscimo no valor do aluguel da Câmara.

Publicidade

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, demonstrou a satisfação e alegria que foi este momento da inauguração dos serviços do Sine neste espaço histórico, sobretudo a funcionalidade dos serviços para a população. Destacou que a Câmara de Blumenau é pioneira nesta parceria com a Secretaria da Indústria e Comércio na prestação deste serviço do Sine. “É uma oportunidade para as pessoas que precisam de vaga de trabalho ou que precisam do seguro-desemprego que vão vir aqui neste espaço com mais facilidade, mais acessibilidade para as pessoas. Nós temos a intenção também, a médio prazo, de fazer capacitação das pessoas que procuram trabalho, pois, muitas vezes, existe a vaga, mas não tem a qualificação necessária. Este espaço físico em parceria com a Câmara vai ser uma referência para nós em Santa Catarina. Vamos levar este bom exemplo de Blumenau para outras Câmaras e outras comunidades, fazendo novas parcerias neste modelo, beneficiando cada vez mais a população.  

Histórico do prédio

No início da cerimônia, a historiadora Sueli Petry contou um pouco da história deste prédio histórico. Ela contou que este espaço foi residência do comerciante e empresário, Gustavo Salinger, que chegou em Blumenau 1881 e passou a desenvolver suas atividades comerciais. A historiadora recordou que, juntamente com Pedro Cristiano Feddersen, criaram uma sociedade, com 12 filiais, onde vendiam, importavam e exportavam manteiga, fumo, produtos coloniais e importavam maquinários para os colonos. Sueli mencionou que, naquela época, Gustavo Salinger teve uma expressão muito grande na comunidade nas áreas econômica, social e política, sendo um dos fundadores da Acib. O espaço onde hoje fica o Museu de Hábitos e Costumes era o seu comércio e a sua residência era este espaço agora ocupado pelo Sine e pela Câmara. Com o falecimento de Gustavo Salinger em 1920, a casa foi perdendo sua importância, mas já foi comércio, bar, restaurante e teve várias outras ocupações. Atualmente o prédio tombado também pertence a um empresário, que restaurou o prédio e houve a tramitação da Câmara de Vereadores para abrigar estes setores. 

Atendimento do Sine 

A abertura do posto é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, e a Câmara de Vereadores. O Estado ficou responsável por disponibilizar equipamentos, material, capacitar os atendentes, além de oferecer suporte técnico. A Câmara de Vereadores cedeu o espaço físico. 

O horário de atendimento é das 12h às 18h. O atendimento seguirá da mesma forma, é preciso se deslocar até o endereço com documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho. Além do atendimento presencial, quem precisar dar entrada no seguro-desemprego ou encontrar vagas de trabalho na cidade, pode realizar pelo Portal Emprega Brasil, assim como pelo aplicativo “Sine Fácil”.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.