Um requerimento aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 12 de março, apresentado pela vereadora Marlina Oliveira (PT), solicita que o diretor-presidente do Samae seja convidado para falar na Câmara sobre o desabastecimento de água em bairros de Brusque, especialmente no Águas Claras e no Volta Grande.
Na discussão do pedido, Marlina reforçou que o problema não acontece somente nestas regiões, mas também em loteamentos que ficam em direção ao bairro Limeira, como o Cadore, por exemplo. “Precisamos, sim, que o presidente do Samae venha a esta casa e nos traga explicações. No final do primeiro ano do nosso mandato nós aprovamos um orçamento milionário para a construção da ETA Cristalina”, relembrou a vereadora sobre o projeto de da estação de tratamento que ainda não totalmente executado. “O Samae é uma autarquia autossuficiente, tem uma gestão lá e nós precisamos dar uma resposta à população”, insistiu a vereadora.
O vereador Rodrigo Voltolini (DC) também se manifestou sobre a falta de água recorrente no bairro Rio Branco. “A gente deveria investir em outros processos de captação dentro do Samae, que não seja somente pela água do rio. Para que a gente não dependa de uma turbidez [causada pela chuva], por exemplo, pra não termos água”, opinou o vereador, que defendeu a construção de estações de tratamento na cidade.
Em aparte, Valdir Hinselmann (PL) apoiou o convite ao presidente do Samae e observou que há um projeto de suplementação orçamentária em tramitação na Câmara de cerca de R$ 20 milhões para autorizar que a autarquia invista em mais duas estações de tratamento e melhore a captação de água no município.
Marlina apresentou ainda na sessão o Pedido de Informação nº 15/2024, que indaga o prefeito André Vechi (DC) sobre a falta de água no Loteamento Florence, no bairro Volta Grande.
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque