Brusque poderá ter vereador Mirim, a exemplo de Blumenau

Divulgação/Câmara Blumenau

A cidade de Brusque poderá contar com uma Câmara Municipal Mirim, a exemplo do que ocorre em Blumenau. Os vereadores mirins são eleitos nas escolas e se reúnem, em plenário, para também discutirem os problemas da comunidade.

O projeto visa promover uma interação entre escola e a Câmara Municipal e oportunizando a compreensão do estudante sobre o papel do legislativo e contribuindo para o futuro do estudante como líder e sua inserção na vida política da sociedade.

Em Brusque, o projeto é de autoria do vereador Jocimar Santos (DC) e foi apresentado à casa legislativa na sessão desta terça-feira (14) e vai abranger estudantes de escolas pública e particular. De acordo com Santos, ” Ele foi protocolado e lido hoje e agora vai para as comissões para ser analisado e depois volta ao plenário para discussão e votação. Vamos dar oportunidade as crianças e adolescentes de debater projetos e aprender sobre a atuação do legislativo”, comenta o parlamentar.

Publicidade

Para o presidente do legislativo, André Vechi (DC), a atitude de criação da Câmara Mirim é positiva “eu já conheço o projeto do vereador mirim de outras cidades como Blumenau e Jaraguá do Sul e vejo com muito bons olhos, até porque a gente tem essa proposta de estruturar a Escola do Legislativo e a gente consegue casar essa estrutura com a proposta do vereador mirim para gente levar a educação da política pública para que desde cedo os jovens entendam mais sobre o assunto e o funcionamento do legislativo”, afirma.

O projeto agora passa a tramitar dentro das comissões da Câmara e deverá voltar ao plenário para ser debatido e aprovado ou rejeitado por maioria simples dos vereadores. Caso aprovado, acontecerá uma eleição dentro das escolas para a escolha do vereador mirim e eles se reunirão uma vez por semana no período vespertino no plenário da Câmara de Brusque.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.