Brusque lança plataforma Google For Education


Inserção de novas tecnologias e novas formas de ensinar, numa verdadeira mudança de paradigmas. É o que a Educação municipal brusquense passa a experimentar com o lançamento, na tarde desta quarta-feira (27), da plataforma Google for Education. O ato oficial, que contou com a participação de autoridades, representantes da sociedade civil, dirigentes e educadores, alunos e convidados especiais, foi realizado na Igreja Calvário e também transmitido ao vivo no YouTube.

O serviço do Google fornece variados produtos da empresa, personalizáveis de forma independente. O conjunto de funcionalidades inclui um pacote de ferramentas que vão, definitivamente, inserir o estudante de Brusque na era digital e melhorar a qualidade do ensino com o acesso a itens de aprendizagem, colaboração e comunicação, que vão de documentos, planilhas, apresentações, drive, formulários até a agenda, e-mail, chat, meet.

Ao proporcionar colaboração, produção e segurança, o Google For Education também oferece recursos e permite o aumento da produtividade nas ações para os professores. Com a ajuda, eles vão poupar tempo com o uso de recursos como o Sala de Aula e o Atividades, ao criar cursos, organizar ações, distribuir avaliações e compartilhar feedback relevante com facilidade. Além de postar e programar atividades e criar listas de tarefas para facilitar o trabalho.

Publicidade

A plataforma ainda permite que todos os alunos sejam contemplados, com a oferta de ferramentas de acessibilidade integradas como closed captions, leitores de tela, leitores de braille e ampliação de tela.

E, para que gestores, professores e pais fiquem tranquilos quanto à segurança no aprendizado digital, a plataforma permite a criação de uma base, além de gerenciar dispositivos e definir a segurança e as configurações para proteger os dados confidenciais dos usuários.

Wellington Mozart Moura Maciel, diretor de Projeto, Marketing e Ações Educacionais da GetEdu, empresa parceira da Google no Brasil e responsável pela implantação da plataforma na rede municipal brusquense, destaca que o Google For Education é uma grande oportunidade que se abre aos estudantes da cidade. “A plataforma é usada no mundo inteiro, em escolas públicas e particulares, o que faz com que os alunos de Brusque tenham a mesma experiência, em pé de igualdade, com qualquer aluno do mundo, com milhões de experimentos, o que possibilita aos alunos de Brusque serem o que quiserem ser. Assim, a tecnologia dá o suporte para a educação ser sempre atual”.

Para ele, a tecnologia está no centro da sociedade e não tira o lugar do professor. “Pelo contrário, ela coloca o professor num lugar muito privilegiado, de fazer com que os estudantes aprendam de maneira certa o uso das tecnologias e com as tecnologias”.

Marcele Aline Garrido, diretora de Projeto, Marketing e Ações Educacionais da GetEdu, frisa que, especialmente após o período crítico da pandemia, “é muito importante ter o olhar de Brusque sobre a tecnologia, de que a educação não pode parar”. Para ela, com o uso das ferramentas do Google, os professores vão preparar os alunos não só para a ampliação de conhecimentos educacionais, mas para a vida e o mercado de trabalho. “O uso de telas interativas e de Chromebooks, que são equipamentos modernos, coloca Brusque na vanguarda e deixa a cidade à frente na preparação dos estudantes para o que vem por aí para o futuro e o mercado de trabalho”.

Falando em nome das entidades de representação de classe, o presidente da subseção de Brusque da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, o momento merece aplausos visto que “a importância da educação é pauta consensual para o crescimento do Brasil”. Para a Secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, as tecnologias de comunicação digital “precisam estar presentes na educação, pois já integram as relações sociais”.

Gilmar Doerner, prefeito em exercício, destacou a importância do momento histórico e comemorou o fato de Brusque ser a segunda cidade catarinense a receber a plataforma Google For Education. “Queremos oferecer, com carinho, sempre o melhor para a nossa comunidade. Por isso, a chegada do Google For Education para a nossa Rede Municipal de Ensino é mais um investimento, mais um lançamento que entregamos aos nossos professores e alunos, reafirmando 2022 como o ano da educação em Brusque”.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.