Brusque já registrou 1265 focos da Dengue em 2020

dengue brusque

Desde o início do ano, Brusque já registrou 1.265 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O bairro Santa Rita segue com maior número, 156; seguido pelo Centro, com 131, Santa Terezinha, 99 e São Luiz, 88. Quanto ao número de casos de dengue, são 44 confirmados, sendo 28 autóctones, ou seja, contraídos no próprio município de Brusque.

O número de focos é mais que o dobro registrado ao longo do ano passado, quando foram contabilizados 602 focos do mosquito. “Este aumento nos preocupa, pois somente com todos atentos e engajados em não deixar água parada e lixo acumulado conseguiremos diminuir estes números”, explica a coordenadora do Programa de Combate a Endemias, Letícia Figueredo.

No mês de novembro o programa realizou o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), um método de amostragem que tem como objetivo o conhecimento de indicadores entomológicos de forma rápida. Ao todo foram encontrados 14 focos, um em caixa d’água, sete em pequenos depósitos, dois em pneus, dois em lixo e outros dois em depósitos naturais. Durante a realização do LIRAa as atividades como armadilhas e pontos estratégicos são paralisados, mantendo apenas o tratamento em área infestada e o próprio Liraa.

Publicidade

“Com as chuvas a atenção das pessoas deve ser redobrada, evitar recipientes que acumulem água, limpar as calhas e verificar os locais de difícil acesso”, enfatiza Letícia. Para dúvidas e denúncias basta entrar em contato pelo telefone do Programa de Combate a Endemias, 47 3110-1017.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.