Brusque confirma o quarto caso de varíola dos macacos

Trata-se de um homem, de 30 anos, que teve o início dos sintomas dia 02 de agosto


A Secretaria de Saúde de Brusque recebeu nesta segunda-feira (22), do Laboratório Central de Saúde (Lacen), a confirmação do quarto caso de varíola dos macacos de um morador da cidade.

Trata-se de um homem, de 30 anos, que teve início dos sintomas em 02 de agosto e diante do quadro suspeito, após passar por consulta médica, teve amostra coletada para exame no dia 09 de agosto, quando procurou atendimento médico.

O paciente não precisou de internação hospitalar, seguiu todas as recomendações médicas, já está recuperado e livre do isolamento.

Publicidade

Sintomas:

A OMS descreve quadros diferentes de sintomas para casos suspeitos, prováveis e confirmados. Passa a ser considerado um caso suspeito qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente pústulas (bolhas) na pele de forma aguda e inexplicável e esteja em um país onde a varíola dos macacos não é endêmica. Se este quadro for acompanhado por dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, é necessário fazer exame para confirmar ou descartar a doença.

Casos considerados “prováveis” incluem sintomas semelhantes aos dos casos suspeitos, como contato físico pele a pele ou com lesões na pele, contato sexual ou com materiais contaminados 21 dias antes do início dos sintomas. Soma-se a isso, histórico de viagens para um país endêmico ou ter tido contato próximo com possíveis infectados no mesmo período e/ou ter resultado positivo para um teste sorológico de orthopoxvirus na ausência de vacinação contra varíola ou outra exposição conhecida ao vírus.

Casos confirmados ocorrem quando há confirmação laboratorial para o vírus da varíola dos macacos por meio do exame PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) em tempo real e/ou sequenciamento.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.