Brusque articula ações do surto da síndrome gripal e Covid-19

Encontro com o Prefeito em exercício, secretário Osvaldo e diretores de saúde, ocorreu nesta quarta-feira (05)


Na manhã desta quarta-feira (05), o prefeito em exercício, Gilmar Doerner, esteve na Secretaria de Saúde, para avaliar junto ao secretário, Osvaldo Quirino de Souza e os diretores de saúde, Camila Pereira e Wagner Dantas, as ações da pasta diante do surto surto da gripe influenza do tipo H3N2, e também sobre a Covid-19.

Doerner, afirmou que a administração está articulada e ciente da situação. “O secretário Osvaldo e sua equipe estão empenhados. Tomando todos os cuidados e as decisões pertinentes para enfrentarmos esse período de gripe”.

Publicidade

O prefeito demonstrou a sua preocupação principalmente em relação à medicação contra a Influenza. “Conversamos também sobre o medicamento Tamiflu, que está escasso em todo o país. Estamos recebendo lotes pequenos, e é um remédio que já não tem no mercado, somente via sistema público. Mas estamos trabalhando para que conforme possível tenhamos acesso a ele e consequentemente a população também”.

O secretário Osvaldo, disse ser importante a presença do prefeito Gilmar, e que as articulações necessárias estão sendo feitas. “Entre as ações, distribuímos mais de dois mil testes para o Hospital Azambuja, no Dom Joaquim, em torno de 500. Para que os pacientes possam ser testados no momento da consulta, e também descentralizamos os atendimentos para as Unidades Básicas de Saúde”, disse ele.

Osvaldo também explicou ao prefeito a dificuldade em relação aos médicos. Conforme ele, alguns estão em período de férias e outros afastados por estarem com gripe. “Este período é muito difícil de contratação, muitos médicos estão no período de transição para as residências médicas, fazendo provas, ou então já sendo convocados para fazerem as especializações deles. Todas as secretarias do Estado passam por esse momento difícil no início do ano”.

Por fim, ele pede calma à população e afirma que todos os cuidados estão sendo tomados para diminuir os danos do surto de síndrome gripal. “Estamos alertas, queremos crer que até o momento a situação está sob controle, vamos aguardar a evolução dos casos para sabermos se precisaremos adotar outras medidas mais intensas”.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.