BR-376 tem risco de desabar, diz Defesa Civil do Paraná

Foto: Divulgação / CBMSC

O boletim divulgado pelo gabinete de crise instituído para acompanhar a situação na BR-376 informou que, até as 17h desta segunda-feira (29), seis pessoas foram resgatadas com vida e duas, infelizmente, em óbito. Até o momento, não há informações sobre a quantidade total de vítimas e veículos envolvidos.

O Corpo de bombeiros militar de Santa Catarina continua atuando na ocorrência de deslizamento de terra entre SC e PR, que já conta com mais de 28 horas, com as equipes das FTs e os binômios (bombeiro militar + cães de busca).

No local da ocorrência a chuva é constante, momentos sem chuva foram poucos durante todo o dia, assim o atendimento da ocorrência torna-se cada vez mais complexo, devido ao perigo iminente de novos deslizamentos.

Publicidade

Para a segurança das equipes que atuam no local geólogos foram acionados para apoiar no monitoramento e orientação.

Devido toda a complexidade e risco da ocorrência maquinários foram priorizados, na remoção do material deslizado na pista de rolamento, visto no dia de hoje, não ser seguro trabalhar na área deslizada abaixo da pista.

Durante a tarde, em um período de trégua da chuva no local, foi realizada uma verificação nos veículos que se encontravam na superfície, sendo descartado vítimas no interior desses veículos.

FTs do CBMSC
As Forças-Tarefas do CBMSC são compostas por Bombeiros Militares, treinados e equipados para o atendimento imediato de ocorrências complexas e especializadas. Esses Bombeiros Militares possuem cursos como: deslizamento, resgate veicular, inundações e enxurradas, salvamento em altura, estruturas colapsadas, entre outros cursos. O CBMSC conta com 15 FTs distribuídas no estado, que no caso de ocorrências de longo período realizam revezamento, bem como podem ser acionadas para o atendimento em mais de uma região do estado.

Equipes envolvidas no atendimento

CBMSC
40 bombeiros, 12 viaturas
Cães farejadores
Drones

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.