Blumenau recebe Certificação Nacional de cães de Bombeiro


Uma matilha de supercães invadiu Blumenau nesta semana para participar da Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento. O evento, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tem como objetivo avaliar se 13 binômios — dupla formada por bombeiro militar e cão — de cinco estados do Brasil estão aptos a atuar em ocorrências de busca em ambientes urbanos, rurais e em desastres naturais.

As provas de certificação ocorrem de quarta a sexta, no Complexo Esportivo do Sesi e em uma área rural do bairro Fidélis. Os binômios são avaliados em diversos quesitos como obediência, atuação em superfícies desagradáveis, direção e controle, agressividade e indicação de vítimas. Ao final, ocorre um simulado de busca que determina se a dupla está apta a atuar em ocorrências reais. A certificação tem validade de dois anos.

Nesta edição do evento, diversos bombeiros militares com experiência nacional em grandes ocorrências, como Brumadinho, em 2019, e Petrópolis, em 2022, participam da prova. Entre eles, dois representantes do 3º Batalhão: o sargento Jacques Douglas Romão tenta aprovar o cão Fogo em sua primeira certificação, na modalidade odor específico; já o cabo De Souza procura renovar a certificação da cadela Zaara nas modalidades varredura e restos mortais.

Publicidade

A arbitragem das provas é realizada por bombeiros militares credenciados pelo Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc) do Conslho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). Neste ano, os avaliadores são de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Tocantins.

CALENDÁRIO:
26/04 (08h às 11h) – Prova de obediência: Sesi
26/04 (14h às 17h) – Prova de Busca Rural (varredura): Fidélis
26/04 (14h às 17h) – Prova de Busca Rural (odor específico): Sesi
27/04 (08h às 11h e 14h às 17h) – Prova de Busca Rural (varredura): Fidélis
27/04 (10h às 11h) – Prova de Busca Rural (odor específico): Sesi
28/04 (08h às 10h) – Prova de Busca de Restos Mortais: Sesi
28/04 (10h) – Cerimônia de Encerramento

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.