Balneário Camboriú promove Dia D contra Dengue

Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Balneário Camboriú está mobilizando a população contra a dengue. Após o aumento de casos registrados nas últimas semanas, a Secretaria da Saúde implementou uma série de ações que culminaram com o Dia D de combate à Dengue, que ocorreu neste sábado (13). O resultado já começou a aparecer. Após registrar quase 500 casos positivos por semana, as ocorrências começam a diminuir e estão abaixo de 450.

Na ocasião, o prefeito Fabrício Oliveira mobilizou os presentes para dar sequências às ações de conscientização à população. “A participação de toda sociedade é fundamental para a conscientização de que a dengue só será combatida quando todos se unirem para eliminar locais com água parada em suas casas e estabelecimentos”, explicou o prefeito, que esteve à frente do mutirão “Contra dengue, não fique parado!”.

Ações efetivas

Publicidade

O secretário de Saúde, Omar Tomalih, explica que para conter o aumento de casos na cidade, a secretaria mobilizou entidades civis, autoridades e a população. Ele destaca que algumas das ações mais importantes foram o aumento da equipe de combate à dengue em parceria com os Fiscais de Posturas e abertura do Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue. Além disso, foram adquiridos mais de 10 mil testes rápidos, estão sendo feitas campanhas de conscientização na mídia, com blitzes e panfletagem. Omar ressalta ainda um encontro organizado há poucos dias com várias entidades da sociedade civil organizada.

“A nossa estratégia, comandada pelo Prefeito, é enfatizar que todos precisam fazer a sua parte e entender que esta é uma guerra que nos une. Não basta só os cidadãos fazerem sua parte, ou as entidades ou o sistema público. É a união de todos que trará os resultados. No dia-a-dia estamos vendo o acerta de todo este planejamento”, reforça o Secretário.

Como combater o mosquito

A melhor forma de prevenção da doença é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Até o momento, Balneário Camboriú contabiliza 2.312 casos positivos da dengue, sendo 1.953 destes autóctones. É possível denunciar locais com suspeita de foco do mosquito em Balneário Camboriú para a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024, (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou 0800 644 3388.

Em caso de sintomas leves e moderados, buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde do seu bairro, das 7h às 19h, ou no Centro de Referência, na Av. Palestina, 150 – Nações, das 8h às 18h. Já os sintomáticos graves devem ir às portas de urgência e emergência 24h: Unidade de Pronto Atendimento das Nações (UPA das Nações), Pronto-Atendimento da Barra (PA da Barra) ou Pronto-Socorro do Hospital Ruth Cardoso.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.