Autoridade portuária e município de Itajaí aguardam posicionamento do Minfra quanto ao processo de desestatização do porto

porto de itajaí

Nos dias 23 e 24 de Novembro, O Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, juntamente com o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, e demais membros da Autoridade Portuária, participaram em Brasília, de uma Audiência com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas,o Líder do Governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, e o Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni.

Na oportunidade, foi reforçado o pedido de manutenção da Autoridade Portuária Pública e Municipal e da renovação do Convênio de Delegação com o Porto de Itajaí por mais 25 anos,ao Ministro da Infraestrutura (MINFRA).

No ato, o prefeito Volnei Morastoni, recebeu o apoio total ao pleito através da presença dos Senadores Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello e os Deputados Federais Ângela Amin, Carlos Chiodini e Caroline De Toni, todos representantes do Fórum Parlamentar Catarinense em apoio a causa de Itajaí.

Publicidade

Frente ao debate, houve a entrega de todos os estudos e documentos, demonstrando e evidenciando a efetividade do modelo de gestão atual, solicitando com pedido de urgência, análise do ministério.

Entre os estudos e relatórios estatísticos apresentados ao Ministro e demais participantes na audiência, o indicativo de que o Porto de Itajaí arrecadou em 2020, R$ 16 bilhões em imposto federais, sendo atualmente o 12º município do Brasil em arrecadação, e, estando a frente de 19 capitais estaduais. A Autoridade Portuária Municipal também demonstrou sua efetividade com a conquista de diversos prêmios e recordes de movimentação.

Finalizada a audiência, o Ministro Tarcísio Gomes Freitas ouviu com extrema atenção em atendimento a solicitação dos presentes, reiterando sua opinião ao Prefeito Volnei Morastoni e os membros da comitiva, quanto ao processo de Desestatização do Porto de Itajaí, afirmando ainda a todos que será analisado cuidadosamente e respondido ainda neste mês de dezembro.

Assim que a Autoridade Portuária de Itajaí e Município de Itajaí receberem qualquer manifestação vinda por parte do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a sociedade de Itajaí será informada por meio de comunicado ou nota de esclarecimento.

Por fim, após requererem o devido reconhecimento por toda a evolução positiva que o Porto de Itajaí demonstrou ao longo destes quase 25 anos, o próximo passo será continuar essa interlocução com o Governo Federal e solicitar uma audiência direta com a Presidência da República.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.