A Atitude depende de Você!


 

Hoje (25),  pela manhã, participei de uma palestra com alunos do ensino médio tentando ajudá-los na tomada da decisão sobre seu futuro profissional.

Alunos de 15, 16 anos tomando uma decisão que vai acompanhá-los enquanto viverem. Decisão séria para uma idade inadequada. Por que tem que ser assim?

Publicidade

As Instituições de ensino superior, diferentemente de outros locais no mundo, tem uma grade curricular que encaminha o universitário diretamente as disciplinas do curso. Por que não fazer como em outros lugares, em que a grade é igual para todos os cursos nos dois primeiros anos do curso? Mais tempo de maturação permitiria um melhor processo de tomada de decisão para uma escolha definitiva.

As mudanças que atingem o mercado de trabalho são profundas. Profissões surgem e desaparecem na mesma velocidade, perfis profissionais são modificados na velocidade da luz, exigências são feitas para logo em seguida serem modificadas. O conhecimento que adquirimos no decorrer dos semestres, provavelmente, estará obsoleto quando concluirmos a faculdade. Então, qual o papel fundamental do ensino superior?

O perfil profissional de cada um de nós é composto, simplificadamente, por três vertentes: Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Conhecimento se adquire. Depende claro do esforço pessoal de cada um. Do tempo que dedico ao processo de aprendizagem. Ainda hoje falava, para os que me ouviam, que só tem um jeito de aprender matemática – pela repetição, à exaustão. Aprender pode ser cansativo, dolorido, mas o único jeito é estudar. Ainda me lembro de uma propaganda (anos 80) que orientava os jovens da minha época a dormirem com um gravador ligado transmitindo aulas em inglês.  O aprendizado seria automático. Ainda bem que não acreditei!

Habilidade se desenvolve. E, se desenvolve praticando. Não sabe fazer, treine. Não tem outro jeito. Ou você acha que o nosso fantástico time feminino de vôlei já nasceu com todas as habilidades que mostra a cada jogo que vence?

Atitude se tem ou não se tem. Atitude é sinônimo de vontade, de querer fazer. Como você trabalha sua vontade? Como você se autodetermina? Como você se planeja e estabelece suas metas? Isso é papel seu, meu jovem amigo! Se você quer ser o diferencial que o mercado procura, prepare-se exaustivamente para oferecer as qualidades que o mercado está comprando. Boa leitura!

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.