Agendamento de consultas odontológicas nas UBSs é tema de reunião entre a Comissão Especial de Saúde da Câmara Municipal

Os vereadores Natal Lira, Jean Dalmolin e Marlina Oliveira conversam com a secretária Thayse Rosa e o diretor geral técnico da Saúde, Victor Sardo. Foto: Talita Garcia/Imprensa Câmara Brusque.

A Comissão Especial de Saúde da Câmara Municipal de Brusque recebeu nesta quarta-feira, 13 de março, a secretária e o diretor geral técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Thayse Rosa e Victor Sardo. Eles foram recepcionados na casa legislativa pela vereadora Marlina Oliveira (PT), presidente da comissão, e os vereadores Jean Dalmolin (Republicanos), relator, e Natal Lira (DC).

A pauta do encontro teve como prioridade a sistemática dos agendamentos para consultas odontológicas nas unidades básicas de saúde (UBSs). Segundo Thayse, ao assumir a secretaria, ela teria identificado uma cultura organizacional em que as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) e as de Saúde Bucal não atuavam de forma integrada.

“A gente se deparou com um fragmento entre a Estratégia de Saúde da Família [ESF] e a Saúde Bucal. Então, estamos desenvolvendo um trabalho para unir as duas categorias. Chegou num ponto que é como se eles estivessem trabalhando em ‘ilhas’.

Publicidade

Essa realidade ainda existe, mas a gente tem se reunido muito com os servidores e muitas UBSs já estão conseguindo trabalhar compartilhado”, declarou. Na prática, explicou a gestora, a enfermeira da UBS passou a ter acesso à agenda da odontologia, o que facilita o compartilhamento de informações e a marcação de consultas e retornos.

“É um trabalho que o Jeison [Jeison Alexandre, cirurgião-dentista supervisor das equipes de odontologia em Brusque] está fazendo de aproximação, porque equipe tem que ser uma só”, disse. Ela acrescentou que a forma coordenada com que o supervisor tem administrado as atividades vem proporcionando melhora nos índices de produtividade dos serviços odontológicos, inclusive no que diz respeito a visitas domiciliares.

Outros assuntos abordados na reunião estiveram relacionados a projetos que estão em andamento, como a ampliação das equipes de APS nas UBSs – de 34 para 63; ações anunciadas, como a construção da UBS do Centro a partir de recursos do Novo PAC – o Programa de Aceleração do Crescimento, ambos em parceria com o governo federal; a preparação dos servidores da Saúde para garantir acolhimento humanizado à comunidade, sob a orientação do Planifica SUS – iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein; e a realização, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, do Programa de Residência Médica, com a chegada a Brusque de médicos de diversas especialidades para atuarem nas UBSs. “Hoje, temos uma secretária municipal fortemente atuante e um governo federal que está dando suporte a esses avanços”, comentou Marlina.

 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.