Ações em cemitérios e terrenos baldios marcam o Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti


O sábado (23) foi marcado pela presença dos Agentes de Combates a Endemias da Prefeitura de Brusque, para lembrar o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Febre Chikungunya e o Zica Vírus. Os trabalhos foram centrados nos cemitérios Jardim da Saudade e Santa Terezinha, este último, localizado em uma área considerada infestada.

Durante a ação, foram recolhidos vários recipientes que acumulam água, enchendo mais de 100 sacos de lixos grandes. Estes materiais, muito provavelmente foram colocados nos túmulos no último feriado de finados e alguns, estavam com água parada.

Foram identificados ainda seis terrenos baldios ou construções abandonadas que continham entulhos. Como não foi possível identificar os proprietários naquele momento, a programa de combate a dengue, promoveu a retirada dos materiais propícios a larvas, e vai encaminhar a notificação aos proprietários, através da Vigilância Sanitária.

Publicidade

“Nós ainda percebemos que falta uma conscientização de uma parcela que sociedade que insiste em levar vasos que acumulam água para os cemitérios e também, jogar lixo em terrenos. Por mais que orientamos ainda temos esse problema não só em relação a dengue, mas ao meio ambiente”, explica Letícia Figueredo, Coordenadora do Programa de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde de Brusque.

Com a chegada do verão, altas temperaturas e períodos de chuvas, a atenção deve ser redobrada de toda a comunidade. A constante orientação de não acumular lixo e entulho , de não manter vasos de flores e plantas que acumulem água e os cuidados com ralos e calhas, são dicas permanentes para se evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.