ACIBr recebe visita de comitiva alemã da Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera

Foto: Taiana Eberle/Ideia Comunicação

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) recebeu em sua sede na manhã de quarta-feira, 15 de março, uma comitiva alemã de representantes da Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK). A visita integra a programação das comemorações dos 30 anos da Fundação Empreender, e celebra as parcerias entre as Associações Empresariais de Santa Catarina com a instituição alemã.


A Fundação Empreender é uma rede de cooperação que busca desenvolver o empreendedorismo e o espírito associativo entre suas ACIs mantenedoras e se configura como um braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). A ACIBr, além de ser mantenedora da Fundação Empreender, também foi uma das idealizadoras do processo de consolidação dessa entidade há 30 anos, que ocorreu após uma parceria firmada com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, para a capacitação de segmentos econômicos. A iniciativa também deu origem aos Núcleos Setoriais e Multissetoriais, que seguem em atuação juntos às ACIs no Estado.

Apresentações


Durante a visita, os representantes alemães conheceram mais sobre a história e o trabalho institucional da ACIBr, bem como de seus 26 Núcleos. Além disso, foi feita a apresentação do case Vale das Toalhas, iniciativa do Núcleo de Fabricantes de Toalhas; e também o Festival Nacional da Cuca, case do Núcleo de Panificadoras, que este ano está em sua décima edição.
O encontro teve ainda a participação do empresário Quido Sassi, que hoje mantém a terceira geração de sua família à frente da administração de seu empreendimento, a Panificadora Sassipan. A empresa esteve envolvida com o intercâmbio na década de 1990 com a Alemanha e até hoje colhe bons frutos desta experiência, sobretudo em termos de capacitação e compartilhamento de informações. O empresário ainda citou que o próprio Núcleo de Panificadoras se consolidou a partir do intercâmbio.

Fortalecimento

Publicidade


O vice-presidente da ACIBr, Marlon Sassi, enalteceu a importância da visita, bem como da continuidade da parceria com a Alemanha, iniciada há mais de três décadas. “Foi uma reunião muito produtiva, e nos orgulha mostrar a nossa estrutura, bem como alguns cases dos Núcleos, como o Festival da Cuca, do Núcleo de Panificadoras. É uma trajetória muito importante que merece ser celebrada. Ao mesmo tempo, o encontro nos desperta para a possibilidade de fortalecer os laços para novos intercâmbios. Podemos visitar feiras, trazer a tecnologia alemã para as nossas empresas, bem como buscar formas de financiamento desses itens inovadores para os pequenos negócios. Em contrapartida, estamos dispostos à compartilhar nossos conhecimentos de sucessão familiar e outras experiências positivas. Sem dúvida vamos buscar essas parcerias e temos aí uma longa caminhada para esses próximos 30 anos, em prol do desenvolvimento dos nossos associados”, destacou.


Da mesma forma, o presidente da HWK, Franz Xaver Peterander demonstrou a intenção da entidade em dar continuidade a projetos e ações em comum, que possam contribuir para o desenvolvimento de empresas brasileiras e alemãs. “A parceria, que começou há 30 anos, caiu em solo fértil aqui em Santa Catarina e ficamos felizes com os resultados obtidos. Nosso desejo também é que esse laço continue e se fortaleça para as novas gerações, já que temos muito o que aprender, uns com os outros, para formatar o futuro, utilizando ferramentas tecnológicas que possam contribuir para isso, aliado à responsabilidade ambiental. Ficaremos felizes em recebê-los na Alemanha, para firmar essa parceria para os próximos anos”, pontuou Peterander.


Por fim, o presidente da Fundação Empreender, Jonny Zulauf também evidenciou a importância do encontro dos representantes da Câmara com a ACIBr, e a contribuição do Programa Empreender para o legado das Associações Empresariais do Estado. “Foi através dos Núcleos Setoriais, e do Programa Empreender, que as entidades mudaram sua forma de gestão e se fortaleceram, já que os Núcleos são a base do relacionamento e estabilidade entre as entidades, ao mesmo tempo em que fortaleceram o associativismo. Além disso, capacitações, treinamentos, e demais ações dos Núcleos são uma prova de que a ‘semente’ da HWK deu muito certo no nosso país, em especial nas três cidades que iniciaram o programa, sendo Brusque uma delas, por isso a importância deste encontro hoje”, pontuou Zulauf.

Programação


Participaram ainda do encontro na ACIBr: a responsável da HWK pelo setor de intercâmbio entre os países, Bárbara Peinel; o presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Valdir Riffel; a executiva da Fundação Empreender, Fernanda Silveira; o executivo da ACIBr, Cândido Horácio Godoy; demais integrantes dos Núcleos de Panificadoras e de Fabricantes de Toalhas da ACIBr. Seguido da visita na associação brusquense, o grupo alemão realizou também uma visita técnica à empresa Sassipan.
A comitiva da Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera está desde domingo, 12 de março, em Santa Catarina. O grupo já esteve em Joinville, onde visitou a sede da Fundação Empreender, bem como em Jaraguá do Sul e Blumenau. Além de Brusque, a comitiva cumpre agenda em Florianópolis.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.