Ação do Cabo BM de Souza salva cadela Zaara após picada de jararaca


No último dia 18/01, por volta das 06:00, o binômio Cabo BM De Souza e a cadela Zaara foram acionados para uma busca na cidade de Campo Alegre, em apoio ao binômio local. Chegando ao destino, o Cb BM De Souza, após se inteirar das informações coletadas até o momento sobre o desaparecimento de uma senhora de 62 anos, se preparou e iniciou as buscas ainda no período matutino com a cadela Zaara.

Por volta das 16:00, no mesmo dia, em uma área de pinos, onde estava sendo realizada a busca no momento, o Cb BM De Souza acompanhava à certa distância a Zaara, enquanto esta farejava. Em dado instante, ele percebeu quando a Zaara deu um salto e, na sequência, arrastando o focinho no chão, foi rapidamente em sua direção. Assim que ela se aproximou, fez uma avaliação primária, constatando ser uma picada, sendo esta de uma cobra jararaca. Logo a região da picada começou a inchar, a Zaara diminuiu sua atividade operacional, começou a apresentar dificuldades respiratórias e taquicardia, sendo que, imediatamente, ainda no local da busca, o Cb BM De Souza fez aplicação subcutânea de soro antiofídico em nossa heroína.

Na sequência, foi conduzida às pressas a uma clínica veterinária na cidade de São Bento do Sul, que fica próximo a Campo Alegre, pois essa clínica possuía um aporte de exames e melhor estrutura para atender a Zaara. Ela ficou internada, em observação, até às 14:30 do dia seguinte. Foram constatadas em seus exames algumas alterações hepáticas, devido ao veneno da serpente, mas sem risco de morte, graças à iniciativa de seu tutor, sendo liberada para retornar a Brusque no dia 19/01.

Publicidade

Segundo o Corpo de bombeiros ela está fora de perigo, sendo monitorada constantemente e “paparicada”, como sempre. Graças às orientações da Soldado BM/Médica Veterinária Andreza, veterinária do CBMSC (lotada em Brusque), que sugere que o condutor do cão tenha consigo doses de antiofídico, e tendo em vista a rápida ação do Cb BM De Souza na aplicação deste a guerreira de quatro patas está bem, melhorando a cada dia, mas em repouso durante os próximos 30 dias. Após, será reavaliada para retornar a ativa.

É a primeira vez que um cão de resgate é ferido dessa forma no CBMSC. Os riscos inerentes à profissão e à atividade de busca e resgate terrestre ficam mais elevados nesta época do ano, pois, com o calor, os animais peçonhentos ficam mais expostos.

Está sendo prestado, por parte do comando local e o comando da OBM de São Bento do Sul, todo o apoio necessário para que a Zaara tenha uma célere recuperação.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.