Ação alusiva ao outubro Rosa teve 2.841 procedimentos no sistema de saúde em Brusque


O sábado (08), foi marcado pelo funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Uma ação da Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, alusiva ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e, mais recentemente, também o câncer do colo do útero. Entre as atividades, foram realizadas coletas de exames preventivos, consultas de enfermagem, médicas e odontológicas, testes rápidos de ISTs, vacinas, entre outros, no total, foram 2.841 procedimentos.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Rafaela Lopes Doria, foram realizados 400 preventivos do colo de útero, número considerado positivo. “Ficamos felizes com a vinda das mulheres, agradecemos o empenho e dedicação das nossas equipes que acolheram a população e fizeram com que a gente tivesse boa adesão”. Além do trabalho, as equipes preparam atividades extras como um lanche, sorteio de brindes, ações de autocuidado e uma decoração especial.

Publicidade

Rafaela explica que quem não teve a oportunidade de ir no sábado, pode procurar a sua UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para orientações e exames.

Confira alguns números da ação:

  • Coletas de exames citopatológicos: 400
  • Vacinas: 131
  • Consultas de enfermagem: 366
  • Consulta médica: 126
  • Consultas odontológicas:130
  • Testes rápidos: 548
  • Rastreamento de câncer de mama: 226

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.