PUBLICIDADE

Pesquisa sobre o dialeto Badisch reúne mais de 90 pessoas em apresentação de resultados em Guabiruba

Mais de 90 pessoas participaram, no dia 13 de julho, da apresentação dos resultados do projeto “A preservação do dialeto Badisch em Guabiruba – SC”, realizada no Museu Casa Scharf. O encontro marcou o encerramento público da pesquisa desenvolvida por Elivelton Reichert e Roseane Huber de Souza entre janeiro e julho de 2026.

Além da apresentação dos principais resultados, a programação contou com café colonial preparado com produtos típicos, apresentação do grupo Alemão em Canto e entrega simbólica dos materiais produzidos para o acervo da Biblioteca Pública e do Museu e Arquivo Histórico de Guabiruba.

A pesquisa teve como objetivo documentar e analisar a situação atual do Badisch no município, especialmente sua transmissão entre gerações, os contextos em que ainda é utilizado e os fatores que contribuíram para a redução da fala no cotidiano.

Ao longo do projeto, foram realizadas nove entrevistas com núcleos familiares, reunindo 23 participantes dos bairros Aymoré, Guabiruba Sul, Planície Alta, São Pedro e Imigrantes. A pesquisa também recebeu 129 respostas válidas por meio de um questionário online aberto à comunidade.

Entre os respondentes, 117 afirmaram reconhecer o Badisch, mas apenas 28 disseram utilizá-lo diariamente. Outro resultado relevante é que 128 das 129 pessoas consideraram muito importante preservar o dialeto como patrimônio cultural de Guabiruba.

Os dados demonstram que o Badisch permanece como referência de identidade, memória e pertencimento, especialmente nas relações familiares e comunitárias. Entretanto, sua transmissão entre gerações foi reduzida, fazendo com que parte da população mais jovem compreenda palavras e expressões, mas tenha dificuldade para manter uma conversa.

Quando os participantes precisaram indicar o principal motivo para a interrupção do dialeto nas gerações mais jovens, a resposta mais frequente foi que os pais deixaram de falar Badisch em casa. A priorização do português no ambiente escolar também apareceu como um dos fatores mais citados, ao lado de mudanças no trabalho, mobilidade, casamentos entre falantes e não falantes e situações de preconceito linguístico.

“O Badisch ainda existe em Guabiruba, mas sua permanência depende da transmissão dentro das famílias e da criação de novos espaços de uso. A pesquisa não encerra o tema. Ela organiza uma base para que outras ações possam surgir a partir daqui”, destaca o pesquisador Elivelton Reichert.

Como resultado, o projeto produziu um relatório analítico, um levantamento lexical Badisch–Português–Hochdeutsch e uma base documental formada por entrevistas, transcrições e registros de oralidade. Esse material poderá contribuir com novas pesquisas, iniciativas educacionais e ações de preservação cultural.

“A presença de mais de 90 pessoas na apresentação mostra que o Badisch ainda desperta interesse e mobiliza memórias importantes para a comunidade. Preservar esse repertório também depende de reconhecer o conhecimento das pessoas que ainda falam e guardam essas histórias”, afirma a pesquisadora Roseane Huber de Souza.

Os pesquisadores agradecem ao Museu e Arquivo Histórico, à Prefeitura de Guabiruba, à Fundação Cultural de Guabiruba e ao Conselho Municipal de Cultura pelo apoio à realização da pesquisa e do evento, assim como às famílias, respondentes e participantes que compartilharam suas memórias.

A superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, Jenifer Schlindwein, afirma que “É muito importante que o Fundo Municipal de Apoio à Cultura possibilite o financiamento de projetos como este, que contribuem diretamente para o registro, a valorização e a preservação da nossa história e identidade cultural. O projeto demonstra como o investimento em cultura pode gerar conhecimento e fortalecer a memória de Guabiruba.”

O projeto foi realizado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Guabiruba, operacionalizado pela Prefeitura de Guabiruba por meio da Fundação Cultural.

O relatório completo está disponível de forma online no acervo da Biblioteca Pública Municipal de Guabiruba e também em parceria com o site Vozes e Memória. (link: https://guabiruba.pergamum.com.br/acervo/12324) / (link: https://vozesememoria.com/wp-content/uploads/2026/07/relatorio-a-preservacao-do-dialeto-badisch-em-guabiruba.pdf)

Compartilhe

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE