Municípios do Vale do Itajaí começaram a cancelar festas tradicionais diante da previsão de formação do El Niño no segundo semestre de 2026. A decisão atinge eventos culturais e turísticos que estavam programados para ocorrer entre junho e julho e mostra uma mudança de prioridade nas cidades: em vez de grandes comemorações, os recursos e as equipes públicas serão direcionados para ações de prevenção contra enchentes, enxurradas, alagamentos e deslizamentos.
Entre os eventos suspensos estão a 22ª ExpoFeira, em Gaspar, a Festa da Colheita, em Agrolândia, e a Festa Estadual da Polenta, em Rio do Oeste. As três cidades ficam em uma das regiões catarinenses mais marcadas por episódios de chuva intensa e enchentes nos últimos anos.
A movimentação ocorre após o Governo de Santa Catarina assinar, em 18 de maio, um decreto de alerta climático. O documento orienta a adoção de medidas preventivas pelos municípios e amplia a capacidade de atuação dos gestores locais diante de situações relacionadas ao clima.
Em Gaspar, a prefeitura cancelou a 22ª Expofeira. O evento ocorreria em junho. De acordo com o município, a decisão considerou a segurança dos animais que participariam da feira e a necessidade de manter profissionais e equipamentos voltados às ações de prevenção.
Leia também
“Precisamos estar preparados para agir com rapidez e responsabilidade diante de qualquer cenário climático mais severo. Esse decreto permite planejamento, integração das equipes e ações preventivas em todas as regiões da cidade”, declarou o prefeito Paulo Norberto Koerich (PL).
A administração municipal informou ainda que R$ 1,7 milhão previsto para a realização da festa será destinado a medidas prioritárias de preparação e resposta. O município também anunciou ações de monitoramento e planejamento para o período de maior risco.
Em Agrolândia, a Festa da Colheita também foi cancelada. Conforme a prefeitura, a decisão seguiu recomendação de órgãos de segurança e da Defesa Civil. O município informou que os investimentos serão direcionados a serviços como desassoreamento de rios, limpeza de drenagens, manutenção de bueiros e melhorias em estruturas urbanas e rurais.
Já em Rio do Oeste, a Festa Estadual da Polenta foi transferida para 2027. A programação estava prevista para julho. Segundo a administração municipal, a medida foi tomada após avaliação do cenário climático e da necessidade de priorizar ações de prevenção e preparação.
As prefeituras destacaram que os eventos têm importância cultural, turística e econômica para os municípios. Mesmo assim, afirmaram que a suspensão foi adotada como medida preventiva diante da possibilidade de aumento das chuvas nos próximos meses.
El Niño
As projeções climáticas indicam que o El Niño deve se estabelecer a partir de junho, inicialmente com intensidade fraca a moderada. A previsão é de fortalecimento do fenômeno na primavera, período que já costuma registrar maior volume de chuva em Santa Catarina.




