PUBLICIDADE

Santa Cruz e Orlando Soccer são eliminados do Amador de Brusque após briga generalizada

Decisão da Comissão Disciplinar cita invasão de campo, agressões entre atletas e participação de membro da comissão técnica; partida não terá efeito na tabela

Imagem: Reprodução/Olhar do Vale

A Comissão Disciplinar do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Brusque 2026 decidiu eliminar as equipes Santa Cruz e Orlando Soccer Club da competição após os episódios de violência registrados na partida do último sábado, 16 de maio, válida pela 5ª rodada do Grupo B da primeira fase. A decisão tem efeito imediato.

O julgamento foi divulgado nesta quinta-feira, 21, pela Fundação Municipal de Esportes de Brusque. O procedimento disciplinar foi instaurado para apurar a confusão que interrompeu o jogo antes do fim, depois de invasão de campo, troca de agressões e falta de segurança para a continuidade da partida.

Segundo a decisão, o relatório complementar de arbitragem aponta que, aos 14 minutos do segundo tempo, após a expulsão de atletas das duas equipes, torcedores do Santa Cruz ultrapassaram o setor de proteção da arquibancada e entraram no gramado. Ainda conforme o documento, eles teriam proferido xingamentos e ameaças contra atletas do Orlando Soccer Club.

Na sequência, de acordo com o relatório arbitral citado pela Comissão, teve início uma briga generalizada envolvendo jogadores das duas equipes. O documento também menciona troca de agressões físicas entre Alex Carvalho, do Santa Cruz, e Dek Jauad Veiga, do Orlando Soccer Club.

A decisão relata ainda que Josinaldo da Silva, integrante da comissão técnica do Santa Cruz, teria invadido o campo e desferido socos contra o atleta do Orlando. Diante da confusão e da ausência de condições mínimas de segurança, a equipe de arbitragem encerrou a partida.

Para a Comissão Disciplinar, os fatos se enquadram no artigo 54 do Regulamento Geral e Técnico 2026, que trata de briga generalizada. O dispositivo considera esse tipo de ocorrência como qualquer confronto físico coletivo envolvendo atletas, dirigentes, integrantes das equipes ou torcedores.

A defesa do Santa Cruz chegou a questionar a competência da Comissão Disciplinar para julgar o caso, citando a Lei nº 3.879/2025, que teria criado o Tribunal de Justiça Esportiva do Município de Brusque. A preliminar, porém, foi rejeitada. A Comissão entendeu que o regulamento da competição, aceito pelas equipes no ato da inscrição, atribui a ela a competência para processar e julgar os incidentes em primeira instância.

O Orlando Soccer Club, por sua vez, sustentou que seus atletas teriam agido em legítima defesa. A tese não foi acolhida para afastar a responsabilidade da equipe. Na decisão, a Comissão afirma que, em caso de briga generalizada, não é necessário identificar o agressor inicial para responsabilização das equipes envolvidas, bastando a participação no confronto coletivo.

A Comissão também destacou que imagens da transmissão da partida, somadas ao relatório da arbitragem, indicariam participação de atletas de ambas as equipes na troca de agressões físicas. Por isso, entendeu que havia elementos suficientes para punir tanto o Santa Cruz quanto o Orlando Soccer Club.

Na fundamentação, a Comissão classificou a gravidade dos fatos como “excepcional”. O documento cita confronto físico generalizado, participação de atletas titulares, integrante de comissão técnica e torcedores, invasão de campo, agressões múltiplas e encerramento antecipado da partida por falta de segurança.

Com base no artigo 54, parágrafo 2º, do regulamento, a Comissão decidiu pela eliminação das duas equipes do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Brusque 2026. A partida disputada em 16 de maio não produzirá efeitos classificatórios para nenhuma das equipes.

A decisão também informa que eventuais sanções individuais contra atletas e membro de comissão técnica identificados no relatório arbitral serão tratadas em notificações específicas.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE