A Defesa Civil de Brusque divulgou na tarde desta terça-feira (30) um balanço parcial das ocorrências provocadas pelas chuvas que atingem o município ao longo do dia. Até o momento, foram registradas quatro ocorrências, todas relacionadas ao elevado volume de precipitação observado principalmente durante a tarde.
De acordo com o órgão, as chuvas apresentam características típicas de eventos convectivos de verão, com grande variação nos acumulados entre diferentes regiões da cidade. Dados dos pluviômetros indicam que, em um intervalo de 24 horas, foram registrados 18 milímetros de chuva em Vidal Ramos, 57 milímetros em Botuverá e 49 milímetros em Brusque, na região da Ponta Estaiada. Já nas proximidades da Ponta Russa e do bairro Águas Claras, os volumes chegaram a aproximadamente 94 milímetros no mesmo período.
Segundo a Defesa Civil, a irregularidade da chuva, com maior intensidade em pontos isolados, aumenta o risco de alagamentos pontuais e outros transtornos em curto espaço de tempo. “Essa chuva é muito irregular, então pode chover mais em um bairro e menos em outro. Por isso pedimos atenção redobrada da população, já que ela pode vir de forma muito intensa em um curto período”, explicou o agente da Defesa Civil, Alessandro Júnior.
O cenário já havia sido previsto em aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual. A previsão para as próximas horas indica que a chuva deve retornar e pode ocorrer novamente com forte intensidade, principalmente entre a tarde e a noite.
Leia também
Diante disso, a orientação é para que moradores de áreas consideradas de risco, como regiões próximas a encostas e locais suscetíveis a alagamentos, mantenham atenção constante às condições do tempo. Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pelo número 193.





