Embora o Sol tenha aparecido na manhã desta sexta-feira (26), o tempo ainda apresenta condição de instabilidade, influenciado pela atuação de uma forte onda de calor que deve persistir até sábado (27) e domingo (28), conforme monitoramento da Defesa Civil Municipal.Esse cenário aumenta a sensação térmica e favorece a formação de temporais e trovoadas típicas de verão, que costumam se desenvolver entre as tardes e noites, de forma irregular e localizada
De acordo com os técnicos da Defesa Civil, essas instabilidades podem provocar chuvas intensas em curto intervalo de tempo, acompanhadas de rajadas de vento, queda de granizo e descargas elétricas em algumas regiões.
Na noite de quarta-feira (25) alguns bairros registraram volumes de chuva que superaram 50 milímetros em menos de duas horas, o que é considerado elevado para um curto espaço de tempo e suficiente para causar alagamentos pontuais.
Em razão da precipitação registrada, foram observadas situações isoladas de alagamento em algumas ruas do município.
As ocorrências foram de pequena intensidade, sem registro de danos estruturais, desalojados ou transtornos relevantes à população. Segundo o Centro de Operações Integradas (COI), não houve acionamentos oficiais relacionados aos alagamentos.
No temporal de ontem à noite, a Defesa Civil explica que, em eventos de chuva intensa concentrada, é comum a ocorrência de alagamentos localizados. No entanto, a situação apresentou rápida normalização, uma vez que a chuva cessou, o nível da água começou a baixar e a maré encontra-se em nível baixo, fator que contribui muito para o escoamento.
Leia também
- Semana será de temporais isolados, calor, risco de vendavais e formação de ciclone extratropical em Santa Catarina
- Sol predomina no início da semana em SC, mas frente fria traz tempo instável a partir de quarta-feira (12)
- Defesa Civil alerta para temporais isolados e chuva pontualmente intensa nesta segunda (27) e terça-feira (28)
A Defesa Civil mantém monitoramento contínuo, 24 horas por dia, acompanhando a evolução das condições climáticas e permanecendo em prontidão para eventuais atendimentos. Até o momento, não há alerta ativo nem necessidade de medidas adicionais.
A orientação é para que a população fique atenta às mudanças no tempo, evite áreas alagadas durante períodos de chuva intensa e acione os órgãos competentes em caso de emergência. Os contatos disponíveis são a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
O monitoramento das condições climáticas como as temperaturas mínimas e máximas pode ser feito pelo Instagram: @defesacilvil_itajai ou pelo site da defesa civil: Clique aqui





