22 famílias ficam desalojadas após chuvas em Brusque


A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque registrou, até o momento, 18 alagamentos, dois deslizamentos em vias públicas e três em residências, além da queda de um muro, totalizando 24 ocorrências, após as chuvas que ocorreram no município durante a madrugada entre terça e quarta-feira (8 e 9).

Até as 9 horas desta manhã, Brusque conta com 22 famílias desalojadas, número que pode mudar ao longo do dia. O maior volume de ocorrências está concentrado na região do bairro Limeira, onde choveu 96,9 milímetros nas últimas 24 horas, como explica o chefe de Vistorias e Fiscalização, Edevilson Cugiki: “Nossa equipe ainda está em campo realizando o levantamento de ocorrências e danos, que devem aumentar durante o dia”.

O órgão reforça o alerta para pessoas que residem próximas a taludes para que mantenham a atenção. “Devido ao grande volume de chuva ocorrido e a previsão de mais chuva para hoje, as pessoas devem ficar atentas à possível movimentação de terra”, aponta Cugiki.

Publicidade

O prefeito Ari Vequi acompanha os trabalhos da Defesa Civil desde o início da manhã. “Infelizmente mais uma vez nossa cidade foi atingida por uma grande enxurrada, principalmente nos bairros Limoeiro, Poço Fundo, Primeiro de Maio, e o maior problema ocorrido foi na Limeira, onde várias famílias tiveram suas residências atingidas”.

“A Secretaria de Obras, Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social estão em campo atuando para que mais rapidamente possamos liberar todos os acessos e também dar atenção e verificar a situação das famílias”, finaliza Vequi.

Unidades de Saúde também foram afetadas

Na UBS Planalto houve queda do gesso de parte do teto da unidade. Está sem atendimento no momento e os profissionais estão no local para orientar os usuários. A expectativa é de que à tarde possa reabrir. A orientação da Secretaria de Saúde é para que, usuários que necessitem atendimento se desloquem até a Unidade Básica do Jardim Maluche, onde há o Pronto Atendimento, ou ao Hospital Dom Joaquim, até que a situação se normalize.

As ruas de acesso às UBS Limeira Baixa e Limeira Alta estão alagadas e não se pode chegar até as Unidades Básicas. A água não chegou a entrar nas unidades e, portanto, assim que o acesso for liberado, os locais serão reabertos para atendimento.

Prefeito concede entrevista coletiva às 17 horas

Às 17 horas, na sede da Defesa Civil de Brusque, o prefeito Ari Vequi, concederá uma entrevista coletiva, com todas as informações referentes às ocorrências causadas pelas chuvas ocorridas nas últimas horas.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.