Dia Mundial de Luta contra a Aids é marcado por testagem rápida

Foto: divulgação -

Foto: divulgação -
Foto: divulgação –

Brusque – Em função da passagem do Dia Mundial de Luta contra a Aids, uma ação de testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatite B e C está sendo realizada no piso térreo do Centro de Serviços em Saúde, na Praça da Cidadania. O serviço será ofertado para a população até as 16h30 desta quinta-feira, dia 1º de dezembro.

A testagem é realizada por meio de coleta de sangue capilar e em função disso não é necessário estar em jejum. A equipe da Secretaria de Saúde está abordando as pessoas que passam pelo local a fim de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O resultado é obtido em torno de 15 a 20 minutos depois do exame e entregue por uma psicóloga de forma individual.

Os interessados devem se dirigir ao piso térreo do Centro de Serviços em Saúde. Para participar da iniciativa, basta apresentar o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento com foto. Primeiramente, o morador responde um questionário e na sequência é realizada testagem. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o Serviço de Assistência Especializada, o SAE.

Publicidade

“O objetivo desta ação de testagem rápida é o diagnóstico precoce, uma vez que muitas pessoas não fazem ideia que têm risco de apresentar uma das doenças. Além disso, é importante também porque chama a atenção para a importância da prevenção”, afirmou a enfermeira, Elaine Weirich. A expectativa da equipe é atender aproximadamente 150 pessoas.

Também para marcar a passagem do Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde realizará na noite desta quinta-feira a Blitz da Camisinha. A abordagem ocorrerá em diversos locais da cidade. Durante a ação serão realizadas orientações e distribuição de preservativos masculino e feminino.

por Assessoria de Imprensa

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.