16ª Stadtplatzfest acontece neste sábado

Valci Reis

Os festeiros já podem preparar os canecos porque a festa de rua está chegando. É neste sábado, 30 de julho, que acontece a 16ª Stadtplatzfest, organizada pela Secretaria de Turismo e Associação Visite Guabiruba (AVIGUA), nos arredores da prefeitura e praça central.

O evento, que encerra a programação de aniversário do município, inicia já às 10h com o melhor clima alemão de uma grande festa entre amigos. 31 grupos estão inscritos e garantiram seu espaço reservado nos arredores da prefeitura. Cada um receberá um espaço de nove metros quadrados dentro da festa, 20 copos oficiais e uma plaquinha de madeira com o nome do grupo. O sorteio dos espaços no mapa da festa acontecerá na quinta-feira, às 19h, de forma on-line, com link a ser divulgado pela Secretaria de Turismo.

Aqueles que não participam de nenhum grupo também são lembrados, podendo desfrutar da tenda “Biergarten”, promovida pela Associação Visite Guabiruba (AVIGUA), onde serão vendidos chope artesanal, água, refrigerante, café, cachorro-quente, Maibaumbrot (cachorro-quente alemão), bolacha caseira e chocolate. “Estamos desde o início do ano pensando na preparação da Stadtplatzfest para que seja um evento agradável para os participantes e visitantes”, comenta o presidente da AVIGUA, Nicolau Huber.

Publicidade

Durante a realização do evento, a rua Theodoro Kormann estará parcialmente fechada ao lado da prefeitura a partir das 6h de sexta-feira, para as realocações das tendas e instalação da decoração da festa, até o término do evento. Já a rua Dez de Junho, em frente à prefeitura, estará somente com meia-pista durante a festa.

Este evento também irá contar com a venda de copos retornáveis em alusão à comemoração de 60 anos de Guabiruba. Eles serão vendidos a R$ 5, podendo ser levados para casa como souvenires ou devolvidos para ter o valor ressarcido. Com isso, pretende-se contribuir com a tendência atual de eliminar o consumo de produtos plásticos de único uso e também reduzindo drasticamente a quantidade de lixo.

O secretário de Turismo, Andrei Müller, comenta que a festa já vive um novo momento. “Antes era comum este evento ter o predomínio do público jovem e centenas de pessoas pela grande extensão da rua. Hoje, a festa tem como seu principal público os grupos já consolidados da cidade: grupos familiares e grupos que participam desde as primeiras edições. Eles enxergam a festa como uma manifestação da nossa cultura, um momento de lazer e confraternização entre amigos de longa data”, conclui Müller.

“Agradeço a todos que participaram das nossas comemorações e estendo o convite para a 16ª Stadtplatzfest, uma festa tradicional na nossa cidade onde todos vão poder festejar com os amigos e familiares, encerrando a nossa programação de 60 anos de Guabiruba”, afirma o prefeito Valmir Zirke.

A 16ª Stadtplatzfest acontece no dia 30 de julho, nos arredores da Prefeitura de Guabiruba, Centro, a partir das 10h. Mais informações ou dúvidas sobre o evento podem ser consultadas na Secretaria de Turismo, na Rua Brusque, nº 1000 ou pelo fone/WhatsApp (47) 3308-3116. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.