O brusquense acordou mais feliz e animado na manhã deste sábado, 4 de agosto e, aos poucos, foi tomando cada espaço do entorno da avenida Cônsul Carlos Renaux para festejar a data mais importante do calendário municipal: o aniversário da cidade.
No dia em que Brusque completa 158 anos, milhares de pessoas foram às ruas acompanhar o desfile cívico e celebrar o aniversário do município. Famílias e pessoas de todas as etnias mostraram a cara da diversidade de povos que a cada dia se perpetuam na história do município.
Muitos destes exemplos foram mostrados através do desfile, com a variedade de segmentos representados, seja no esporte, cultura, saúde, educação, dança ou assistência social, todos de fundamental importância para o desenvolvimento do município.
Foram duas horas de desfile, que teve como protagonista deste ano os alunos da Educação Infantil da rede pública municipal. Cerca de 1350 crianças encantaram o público. No total, o desfile teve seis agrupamentos, totalizando 42 entidades dos setores público, privado e sem fins lucrativos. “É um dia para celebrarmos todo o desenvolvimento que Brusque teve ao longo dos anos. Uma data muito feliz para todos nós, seja para quem aqui nasceu ou para quem escolheu essa cidade que tão bem adota a todos que aqui desejam viver e construir suas famílias”, destacou, ainda antes do evento, a secretária da Educação, Eliane Busnardo Buemo.
Este ano, o desfile teve como tema: Brusque 158 anos construindo história. A primeira instituição a desfilar foi a 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque, que levou à avenida o tema: 36 anos servindo a comunidade brusquense. A Secretaria de Turismo de Brusque veio logo em seguida, agitando a avenida capitaneadas pela rainha Noéli Gilli, acompanhada da primeira princesa, Camila Pedrini, e da segunda princesa, Adriele Silva. Ao lado da realeza da Fenarreco ainda esteve a miss Brusque 2017, e miss elegância Santa Catarina, Milena Harle. Entidades como a Apae e Lar Menino Deus encerraram o desfile do primeiro agrupamento.
O segundo agrupamento foi aberto pelas 1.350 crianças da educação infantil, que atende em sua totalidade 6.046 crianças de 6 meses a 6 anos em período integral e parcial. Elas levaram muita vibração e doçura ao desfile, encantando o público presente. O esporte também teve seu espaço, no quarto agrupamento, com a apresentação do Brusque Weavers, equipe de futebol americano de Brusque. Também passaram pela avenida a Associação Brusquense de Pa-Kua, Associação Boa Forma Taekwondo, Associação Brusquense de Amigos e Incentivadores da Natação (Abain), Grupo de Corrida do Bay, Associação de Amigos do Judô Brusquense, entre outros, que apareceram já no quinto agrupamento, como a Associação Brasileira C.A.M.A.R.Á Capoeira, a Abel Voleibol e o Clube Esportivo Paysandu, que festejou com muita alegria os 100 anos que será comemorado pelo alviverde brusquense em 30 de dezembro.
Para finalizar o desfile, a Fundema abriu o sexto agrupamento levando como tema o Projeto Sairinhas, que tem como foco a educação ambiental e desenvolvimento sustentável com trabalho direcionado às crianças da rede pública municipal. Coube ao 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque o fechamento do desfile com o tema: ‘Polícia Militar 183 anos: Promovendo segurança e qualidade de vida’.
Ao fim do evento, o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, enalteceu a presença maciça da comunidade brusquense que prestigiou o desfile. “O desfile coroou os 158 anos de Brusque. Estou muito feliz, como todos nós brusquenses devemos estar, com orgulho da nossa cidade. Vimos aqui várias culturas, e pessoas que constroem a história de Brusque, e a riqueza da diversidade cultural da cidade, por meio destas associações e segmentos que foram representados. Com certeza é um dia muito feliz para todos nós, que temos orgulho de viver aqui”.
Para o vice-prefeito Ari Vequi, foi mais um momento marcante, em que a comunidade pôde mostrar a sua paixão pela cidade. “É uma data que sempre nos deixa muito felizes. É muito gratificante acompanhar um desfile como este e ver a força, a garra e a coragem do nosso povo”, diz.
A programação de aniversário de Brusque ainda tem outro grande evento neste sábado, quando, às 16h, será realizado o corte da cuca gigante no Serviço Social do Comércio (Sesc).
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.