Brusque tem seu primeiro caso de H1N1 em 2016

Foto: Sidnei Recco –

Foto: Sidnei Recco –
Foto: Sidnei Recco –

Brusque – A vigilância epidemiológica de Brusque, assim como a Assessoria de Imprensa do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Haccr), o Hospital de Azambuja, confirmou durante esta terça-feira, 29 de março, o primeiro caso de gripe A H1N1 no município. A pessoa, que não teve nem nome nem idade divulgados, está internada na unidade hospitalar depois de passar por exames que comprovaram a patologia.

Fora esta pessoa que encontra-se hospitalizada, outras duas mulheres também apresentaram sintomas suspeitos e estão em avaliação. A proliferação da gripe A se intensifica com a chegada das estações mais frias, motivo pelo qual a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina estuda antecipar a sua campanha de vacinação em duas semanas, ou seja, para 25 de abril.

De acordo com nota expedida pelo Hospital Evangélico de Brusque, alguns cuidados são essenciais para evitar o contágio como, por exemplo, sempre lavar as mãos com frequência, manter ambientes limpos e ventilados e, ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço ou o antebraço, evitando usar as mãos.

Publicidade

Vale lembrar que as pessoas devem ficar atentas com os sintomas que podem aparecer, afinal, são parecidos com os de uma gripe comum. Dor de garganta, dor no corpo, febre alta, tosse, falta de ar ou desconforto respiratório, tontura, entre outros. O ideal é, ao surgirem os primeiros sintomas de agravamento do quadro de gripe, procurar imediatamente um médico.

por Wilson Schmidt Junior

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.