10º Festival Nacional da Cuca já tem data para começar


O cheirinho já está no ar e é a 10ª edição do Festival Nacional da Cuca chegando em Brusque. Na noite desta segunda-feira (12), foi realizado no Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB), o lançamento oficial da 10ª edição do festival, que ocorre nos dias 8 e 9 de julho, no Pavilhão da Fenarreco. Essa é uma realização do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuvera (ACIBr).

O ato solene iniciou às 20h com a presença de diversas autoridades, incluindo a realeza da 36ª Fenarreco. No final da cerimonia os presentes foram convidados a prestigiar a noite de dia dos namorados com um banquete repleto de cucas.

A presidente da ACIBr, Rita Cassia Cont, destaca toda a cultura que envolve a cuca. “A cuca é nossa, ela é dessa região. Na maioria dos lugares a cuca é quadrada, a nossa é redonda. Temos um grande núcleo de panificadoras em nossa cidade, que realizam viagens internacionais para aprimorar cada vez mais essa cultura. O núcleo mostra todo seu grande trabalho no Festival da Cuca, e quanto ganhamos com tudo isso. A cuca é o sabor de Brusque”.

Publicidade

O prefeito interino, André Vechi ressalta que além do resgate cultural que envolve o festival, diversas pessoas de outros lugares vêm até Brusque prestigia-lo. “O evento atrai o público local, mas também de outros municípios e até estados. Estou muito feliz em mais um ano poder ser parceiro de um evento desse, que valoriza tanto nossa culinária local”.

Concurso Cuca Nota 10 do Brasil

A competição do Concurso Cuca Nota 10 do Brasil continua, é claro. Neste ano, o tema é Resgatando a Tradição da Cuca Alemã. Os sabores que poderão concorrer nesta edição são banana, coco, queijinho e abacaxi.

A coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da ACIBr, Emily Dognini, afirma que a ideia é a inovação dos sabores tradicionais. “Temos bastantes inscritos para o concurso, isso nos deixa muito otimistas. Queremos ver a inovação das receitas tradicionais e resgata-las. No ano passado tivemos aproximadamente 18 mil pessoas e cerca de 5 mil cucas vendidas. Queremos nesse ano pelo menos 20 mil pessoas”.

As inscrições para o concurso seguem abertas até o dia 15 de junho. O regulamento, a ficha de inscrição e o Termo de Autorização devem ser solicitados pelo endereço eletrônico [email protected].

Confira a Programação Completa

15 de junho: Fim do prazo de inscrição para o concurso Cuca Nota 10 do Brasil

01 de julho: Publicação oficial dos inscritos do concurso

08 de julho (sábado)

9h: Abertura do Pavilhão
9h: Início do Café Colonial
10h: Início da 1ª eliminatória do concurso
10h30: Solenidade de abertura
12h: Intervalo para almoço
13h30: Início da 2ª eliminatória do concurso
16h: Início da 3ª eliminatória do concurso
20h: Encerramento do concurso e apresentação dos classificados
21h: Encerramento geral

09 de julho (domingo)

9h: Abertura do Pavilhão
9h: Início do Café Colonial
10h: Início da 1º etapa final do concurso
12h: Intervalo para almoço
13h: Aula show com Carlos Bertolazzi “Cuca de banana e doce de leite”
14h30: Início da 2ª etapa final do concurso
18h: Premiação

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.