Comandante da PM dá dicas sobre como manter a casa segura nas férias


ne3ab24ec170b358baa494dc1227dbb29
Foto: Câmara – Brusque

A reportagem de Olhar do Vale pegou o gancho de tantas ocorrências envolvendo furto em residência nesta temporada de férias e procurou o tenente coronel Moacir Gomes Ribeiro, colunista do portal e, também, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar (correspondente a Brusque e as demais cidades de abrangência). A intenção foi pedir algumas dicas para repassarmos a vocês, leitores, para que suas férias sejam as melhores possíveis, sem que precisem ser interrompidas por conta dos incômodos criminosos.

Para tanto, algumas medidas simples devem ser adotadas. Como, por exemplo, deixar alguém de sua confiança incumbido de dar uma pequena olhada periodicamente em sua casa ou apartamento. Serve um parente ou, até mesmo, aquele vizinho que você tanto gosta e confia. “Eles devem verificar se a casa está fechada, se o portão está fechado, se as janelas estão trancadas, se não tentaram forçar alguma trinca ou fechadura e se não há sinais de que a casa está vazia”, ressalta. Muito cuidado com os jornais! O seu acúmulo deixa claro que não há ninguém na casa, nem vigiando-a.

Veículos e pessoas estranhas, principalmente nas altas horas da madrugada, são altamente suspeitos. Ao verificar a presença de algum dos dois, você ou quem ficar responsável pela sua moradia deverá acionar a Polícia Militar, através do número de emergência, 190. “Nós iremos fazer uma abordagem nessas pessoas e veículos para que possamos verificar se é necessário a condução dela para a DP. É uma maneira de prevenção”. A instalação de alarmes, claro, na medida do possível ($), também é altamente recomendável.

Publicidade

Essas e outras dicas você confere na entrevista gravada com o tenente coronel Gomes. Assim, você poderá aproveitar numa boa o período de férias que você certamente merece, sem precisar interrompe-la, por conta da ação de desocupados.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.