Urgente: Defesa Civil informa que nível do rio pode chegar a oito metros

Anderson Vieira

Anderson Vieira
Anderson Vieira

 

A Defesa Civil de Brusque comunica que o nível do Rio Itajaí-Mirim pode chegar a 8 metros durante a noite desta quarta-feira para quinta-feira. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edvilson Cugik, há um acumulado bastante grande de chuvas na cidade e também nas cabeceiras do rio.
Em razão disso, nas próximas horas o rio deve atingir a avenida Beira Rio e possivelmente algumas casas. “Pela projeção inicial, o rio pode chegar próximo de oito metros. Pedimos que o pessoal fique atento, pois pode haver algumas alterações ainda. A gente não tem o nível confirmado de Botuverá para poder fazer uma projeção mais assertiva, mas a preliminarmente é de oito metros”, reforça Cugik.
A orientação é de que todas as pessoas que morem em casas baixas entrem no site da Defesa Civil e se orientem em relação a cotas de cada local a fim de quem possam tomar medidas protetivas.
Caso o nível do rio atinja oito metros bairros como Dom Joaquim, Rio Branco, Guarani, uma parte do Centro, bem como Santa Terezinha, Santa Rita e São Luiz devem ser afetados.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, eventuais problemas devem começar por volta das 11 horas, mas o pico por volta das 4 horas da manhã. “Vamos continuar monitorando o rio e atualizar a projeção assim que tivemos mais dados”, comenta Cugik.
O coordenador da Defesa Civil afirma que ainda não há muitas informações sobre deslizamentos, mas em princípio dez ocorrências estão sendo atendidas. “Essa situação também vai sendo atualizada durante a noite”.
Por enquanto apenas a avenida Beira Rio, embaixo da Ponte Estaiada, e em frente a Ponte dos Bombeiros, está fechada. “Nas próximas horas também deve ser fechado o túnel perto do terminal urbano e possivelmente na Takai e outras áreas da Beira Rio”.
A expectativa é de que o trânsito fique complicado por volta das 22h em razão do bloqueio da avenida. O cenário deve se repetir nesta sexta-feira, pois haverá uma demora para o escoamento das águas.
Em razão das chuvas constantes a Prefeitura de Brusque cancelou as aulas da rede municipal e estadual de ensino nesta quinta-feira (1).

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.