Unifebe Vargas Câmara

Rede de Segurança Escolar é implantada em Guabiruba

Visando a maior segurança, foi implantada a Rede de Segurança Escolar nos educandários municipais de Guabiruba na manhã desta terça-feira, 3 de outubro. O programa é realizado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Educação.

Todas as escolas municipais receberão a placa indicativa de participação no programa, que será afixada em local de boa visibilidade. A secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, evidencia o lado preventivo do programa. “Trará excelentes resultados, principalmente em ações preventivas à violência no ambiente escolar, bem como em coibir a presença de drogas e similares no entorno de nossos educandários”, afirma.

A Rede de Segurança Escolar é composta por guarnições específicas, denominadas “Patrulha Escolar”, em que policiais militares são consultores de segurança junto à comunidade escolar. Patrulha e representantes das unidades de ensino formam um grupo, utilizando redes sociais para fortalecer os vínculos e estreitar o canal de comunicação. “Esta parceria traz inúmeros benefícios para as escolas e para toda a comunidade escolar, que estarão mais seguras para desenvolver a sua rotina educacional”, destaca o policial Marcos Alessandro Carvalho Urach.

O canal de comunicação não substitui o 190, que deve ser utilizado para ocorrências. Mais informações referentes ao programa poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação no telefone (47) 3308-3102.

A Rede de Segurança Escolar tem por finalidade:

– Proteger e orientar os alunos quanto a medidas comportamentais preventivas, bem como fortalecer e ampliar vínculos com a comunidade escolar;

– Assessorar a comunidade escolar na construção de soluções pacíficas dos conflitos e problemas de segurança;

– Proporcionar uma consultoria de segurança para as unidades de ensino, pautada em preceitos de prevenção ambiental e situacional;

– Estabelecer em parceria com a comunidade escolar, grupos de discussão para atuação na prevenção situacional do crime de acordo com a filosofia de polícia de proximidade. (Fonte: Polícia Militar)

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.