Proerd deve atender 1800 crianças em Brusque no ano de 2017

Foto: Wilson Schmidt Junior -

Foto: Wilson Schmidt Junior -
Foto: Wilson Schmidt Junior –

Brusque – Aproximadamente 1800 crianças devem ser atendidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) em Brusque. A estimativa é do tenente coronel Moacir Gomes Ribeiro, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), com sede no município, durante reunião com os diretores e representantes das escolas públicas e privadas que receberão o projeto.

O evento ocorreu no auditório do 18º BPM, durante a tarde desta quarta-feira, 15 de fevereiro. De acordo com Gomes, a principal meta é atingir 100% dos quintos anos dos educandários da cidade. “Vale lembrar que também faremos o Proerd Kids, para crianças do primeiro ano do ensino fundamental em alguns colégios e, também, o Proerd Pais. Queremos implementar pelo menos algumas turmas naquelas escolas onde há o interesse dos pais em estarem fazendo o nosso programa Proerd específico para os adultos (…) queremos ensinar a como evitar as drogas, como saber recusar e como reconhecer os sinais de que as crianças estão utilizando drogas ou estão sendo cerceadas por pessoas que usam”, frisa o oficial.

Durante a reunião, foi explicado para os representantes escolares sobre o calendário do projeto e como será realizada a abordagem dos temas junto dos alunos. “Essa troca de relacionamentos é fundamental. O programa só funciona se tiver esse triângulo que é a Polícia Militar, as escolas e os pais”, continua o tenente coronel.

Publicidade

Outrora um problema de áreas mais afetadas pela criminalidade, a droga hoje está presente em praticamente todas as unidades educacionais. Para o comandante do 18º BPM, isso apenas evidencia a importância do Proerd além de, também, deixar claro que a venda e o consumo de entorpecentes é um dos maiores problemas sociais atuais. “Além de todo o transtorno para o organismo humano, elas [as drogas] trazem um ciclo de violência muito grande. A gente sabe que grande parte dos homicídios, dos furtos e roubos que ocorrem hoje em nossa cidade são gerados por conta das drogas”.

Tenente coronel PM Moacir Gomes Ribeiro - Foto - Wilson Schmidt Junior -
Tenente coronel PM Moacir Gomes Ribeiro – Foto – Wilson Schmidt Junior –

As aulas começam na próxima semana e se estendem até novembro. Além das drogas e da violência, os policiais militares também trabalharão questões como bullying no ambiente escolar, civismo, corrupção e, até mesmo, tributos.

Em plena Era Digital, como encantar os alunos do Proerd durante as aulas? Para Gomes, a resposta é simples: a própria presença do PM em sala de aula já é um grande diferencial, fazendo com que as crianças fiquem atentas aos ensinamentos repassados. “Ele vai fazer com que a criança se encante com a matéria, reconheça a importância disso na vida dela, fazendo com que o policial e a criança tenham uma interação como bons amigos”, finaliza.

Além do comandante do 18º BPM, quatro policiais coordenam o Proerd: os soldados Guilherme Sedrez, Eduardo José Duarte e Günter Gums, além do capitão Pedro Machado.

Representantes escolares lotaram o auditório do 18º BPM - Foto: Wilson Schmidt Junior -
Representantes escolares lotaram o auditório do 18º BPM – Foto: Wilson Schmidt Junior –

por Wilson Schmidt Junior

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.