Choveu em Brusque a metade prevista para janeiro; duas casas desabam durante tempestade

Fotos: reprodução -

Fotos: reprodução -
Fotos: reprodução –

Brusque – A chuva que caiu em Brusque e região durante boa parte da tarde desta quinta-feira, 5 de janeiro, causou diversos transtornos por toda a cidade. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Brusque (Secom), praticamente todos os bairros do município registraram alagamentos. A Defesa Civil, ainda de acordo com a pasta, mobilizou seis equipes para atender os casos de deslizamentos que chegavam a todo o momento para a coordenação da entidade.

Edevilson Paulino Cugik, agente de Defesa Civil, informou que a preocupação de momento é avaliar as áreas conhecidas de risco, com a possibilidade de novas chuvas para as próximas horas. “Os deslizamentos que tivemos notícia foram em casas, mas sem provocar danos e, principalmente, em via pública. Tivemos um três ou quatro pontos de deslizamentos, como na Primeiro de Maio, Antônio Heil (…) o Nova Brasília passamos rapidamente e verificamos que por lá existem vários pontos de deslizamento que nos impedem de verificar o bairro como um todo, pois, não temos como passar para a parte de trás do bairro (…) são alguns pontos que a gente sabe que alaga, mas desta vez pegou mais forte que de costume”, avaliou.

Cugik ainda fez questão de ressaltar que praticamente toda Brusque foi atingida. “Tivemos alagamentos nas Águas Claras, na Primeiro de Maio, no Poço Fundo, no Santa Terezinha, no Santa Rita… Pegou a cidade como um todo. O volume foi muito alto. Chegamos a constatar 92.4 mm de acumulado no ponto de maior volume de chuva, a metade prevista para o mês. Isso é preocupante e acaba dificultando o trajeto para verificarmos onde se deram as ocorrências”, finalizou.

Publicidade

Órgãos como o Gabinete da Prefeitura de Brusque e a Secretaria de Assistência Social estão de alerta.

Informações levantadas pela imprensa regional dão conta de que o Bairro Rio Branco também foi muito afetado, dificultando o acesso e a saída da localidade. O trecho próximo do Hospital de Azambuja, no Bairro Azambuja, também registrou um grande lamaçal, como ocorreu na última enxurrada verificada em Brusque, ainda em 2016.

A Rua Luiz Machado, na Rua Nova Trento, foi também extremamente afetada pelas chuvas desta tarde.

Atualização às 19h15min:

A Secom informou, no fim desta tarde, que duas casas desabaram. Uma no conhecido “Morro do Mocotó”, na Rua Nova Trento e outra no Bairro Nova Brasília. Ainda não há informações de feridos.

Confira algumas imagens colhidas através de WhatsApp:

por Wilson Schmidt Junior

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.