Anjos sem asas: bombeiros auxiliam pai a desengasgar bebê de quatro dias

Foto: ilustração -

Foto: ilustração -
Foto: ilustração –

Brusque – O desespero de um pai ao ver sua filha recém-nascida engasgada transformou-se em alívio, durante a noite desta quarta-feira, 18 de janeiro, após pedir socorro para o Corpo de Bombeiros Militar de Brusque. De acordo com informações repassadas pela 3ª Companhia de Bombeiros Militar, era por volta de 21h10min quando uma ligação ao número de emergência 193 informava o fato.

Enquanto uma guarnição se deslocava para a casa da família, situada no Bairro Cedro Alto, o atendente da central de operações repassava as orientações para que o pai já fosse efetuando o procedimento de tapotagem, ou seja, de desobstrução das vias aéreas. Após algum tempo, para alegria do pai, o bebê voltou a respirar normalmente.

Quando a ambulância chegou à residência, a criança já estava corada e com os sinais vitais normais.

Publicidade

Dicas de segurança

Para obstruções de vias aéreas por corpos estranhos, em crianças de 0 a 1 ano, verifique se está responsiva. Em caso afirmativo, proceda do seguinte modo:

Posicione a vítima em decúbito dorsal;

Libere as vias aéreas;

Visualize e tente retirar o objeto;

Posicione a vítima de bruços em seu antebraço, apoiando em sua coxa, a cabeça da vítima deverá estar mais baixa que o tórax;

Realize cinco tapotagens, com a mão em forma de concha, entre as escápulas;

coloque o outro antebraço nas costas da vítima e vire-a, mantenha a vítima com a cabeça em nível inferior ao próprio tórax, sempre apoiando o braço sobre a coxa;

Efetue então cinco compressões torácicas;

Abra a boca da vítima tentando visualizar e remover o corpo estranho, e, caso persista reinicie o ciclo de tapotagens e compressões.

por Wilson Schmidt Junior

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.