Unifebe Vargas Neni TEVAH

Vigilância Epidemiológica realiza levantamento de infestação pelo Aedes Aegypti

Os agentes de endemias da Vigilância Epidemiológica de Brusque estão realizando, nos bairros da idade, o Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (Liraa) com o objetivo de mapear todo o município para obter a estimativa de infestação pelo vetor e os principais criadouros do mosquito transmissor de diversas doenças, como dengue, chikungunya e zika.

Os próximos bairros que serão vistoriados são Maluche, Centro 1, Bateas, São Pedro, Dom Joaquim, Azambuja e Limeira. Nas visitas, os agentes comparecem devidamente uniformizados e não solicitam documentos, apenas realizam a vistoria na residência e deixam uma ficha de cadastro com os moradores. Além disso, reforçam orientações para o combate do Aedes Aegypti.

Saiba mais sobre o trabalho:

Através de um sistema informatizado do Ministério da Saúde (LIRAa/LIA), o município é dividido em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, o programa informa aleatoriamente quantos e quais os quarteirões devem ser vistoriados.

Diante dessas informações, os agentes de endemias iniciam as vistorias na seguinte maneira: uma casa é vistoriada e outras quatro casas não são, assim consecutivamente até o término do quarteirão. Após o término desta etapa as informações são repassadas à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) onde os índices são calculados.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração de toda a população para receberem os Agentes de Endemias em suas residências e assim garantir a eficácia da pesquisa, que poderá melhorar as medidas de ações de controle do Aedes Aegypti.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.