Unifebe Vargas PREFEITURA TEVAH

Testes rápidos são realizados durante abordagem do Dia Mundial de Combate à Aids em Brusque

IMG_3817

Foto: divulgação –

Mais de 130 pessoas realizaram durante essa terça-feira (1º), testes rápidos de HIV, Hepatite C e Sífilis. A ação integra o conjunto de atividades programadas pela Secretaria de Saúde para o Dia Mundial de Combate à Aids.

A enfermeira responsável pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), Elaine Weirich, destaca que, a população aderiu a iniciativa. “Nós orientamos sobre as doenças, fazemos os exames e em menos de 20 minutos eles têm o resultado. Ao todo, 15 profissionais da Saúde estão trabalhando para chamar a atenção, principalmente, para a prevenção. Quanto antes diagnosticado, mais rapidamente a pessoa iniciará o tratamento”.

Além disso, a equipe de Vigilância em Saúde, em parceria com o Serviço de Atenção Básica e o Serviço Social do Comércio (SESC), esteve na Praça da Cidadania, abordando a população e distribuindo material informativo, preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.

Ao longo desta semana, as atividades com testes e orientações também se estendem em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Nesta quarta-feira (2), as ações ocorrerão em Águas Claras; na quinta-feira (3) na Limeira e na sexta-feira, dia 4, em Dom Joaquim.

Os jovens homossexuais, com idade entre 15 e 24 anos, das classes C, D e E são o público-alvo da campanha do Ministério da Saúde deste ano. O objetivo é discutir a vulnerabilidade ao HIV/Aids, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. A ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis.

Em Brusque, somente este ano, até o mês de novembro, foram realizados 56 diagnósticos novos de HIV, sendo 20 mulheres e 36 homens, destes 17 heterossexuais e 19 homossexuais. A faixa etária de maior incidência no município é a população com idade entre 20 e 29 anos, seguida das pessoas entre 30 e 39 anos.

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.