Unifebe Vargas PREFEITURA TEVAH

Serviço oferecido pelo CAPS-AD já acolheu cerca de 900 usuários

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas está localizado na avenida Augusto Bauer, no bairro Jardim Maluche, número 7;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida para usuários com dependência química, a Secretaria de Saúde de Brusque oferece há quatro anos o auxílio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD). Atualmente, o serviço conta com nove profissionais técnicos, que atuam em especialidades como: psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, arte-educador e assistência social.

A assistência oferecida tem duração aproximada de nove meses e é realizada em três etapas. A primeira consiste na apresentação dos serviços ofertados, análise diagnóstica e identificação do tratamento necessário. Já na segunda etapa é realizado um tratamento mais intensivo incluindo psicoterapia, psicofarmacologia, oficinas focais e acompanhamento familiar. E a terceira e última etapa é caracterizada pela reintegração do usuário no meio social. Em quatro anos de atuação, cerca de 900 usuários de diferentes idades frequentaram o espaço.

“Por meio de políticas públicas seguimos os preceitos do Ministério da Saúde e aderimos a um método onde obtemos uma melhora na autoestima do usuário e estreitamos os laços e o convívio com a família e a sociedade. Mediamos a modificação de hábitos e comportamentos, a fim de proporcionar uma melhora de vida da pessoa. É importante também que usuário colabore com o tratamento e seja persistente”, explica o coordenador do CAPS-AD, Jorge Odélio Schneider.

O serviço de acolhimento é chamado de “portas abertas”, que é aquele em que o próprio usuário pode procurar o espaço e solicitar o auxílio de modo espontâneo. Além disso, o CAPS-AD atende demandas encaminhadas por outros serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados em realizar o acompanhamento podem realizar uma entrevista, nas segundas e sextas-feiras, no horário entre 8h e 11h, ou então, nas quartas-feiras, das 13h às 17h. É necessário apresentar o Cartão Nacional do SUS, documento de identificação e um comprovante de residência.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas está localizado na avenida Augusto Bauer, no bairro Jardim Maluche, número 7. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, exceto nas quartas-feiras pela manhã. Para mais informações, entre em contato por meio do telefone (47) 3355-9146.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.