Unifebe Vargas Câmara

Semana de luta Antimanicomial é lembrada

O CAPS 2 tem pode atender até 45 usuários e já opera com capacidade máxima,

caps1

 

 

Na semana que passou, comemoramos a Semana da Luta Antimanicomial. A luta é por uma reforma dos serviços psiquiátricos, reivindicada em 1987, junto com a criação do SUS, sistema único de saúde. Usuários e trabalhadores de saúde mental pediam por uma sociedade sem manicômios e que os doentes tivessem um tratamento mais humanizado. Desde então o governo vem fechando leitos psiquiátricos e lançado serviços substitutivos, como o CAPS, centro de atenção psicossocial, Centros de Convivências, Residências Terapêuticas dentre outros.

 

Em Brusque, aproveitando as comemorações, a Secretaria de Saúde inaugurou o CAPS 2, que atende um maior número de usuários, na Rua Hercílio Luz. O evento contou com a exposição de fotos e trabalhos realizados pelos usuários além de uma apresentação musical. A Secretária de Saúde, Ana Baron Ludwig, explica que o CAPS é um centro de referência e tratamento para pessoas em sofrimento psíquico ou transtorno mental, “Nossa missão é fazer uma Brusque mais saudável e estender as mãos ao próximo. É por isso que trabalhamos”.

 

A coordenadora responsável, Inajá Gonçalves de Araújo, conta que funcionários e pacientes do CAPS comemoraram a Semana da Luta Antimanicomial com um café com prosa, com uma pedagoga e um técnico da informação; realizaram um dia de beleza, com direito à massagens, escovas, manicure e corte de cabelo; foram à Blumenau acompanhar uma palestra sobre o empoderamento do paciente mental e até foram ao cinema, Inajá diz que alguns nunca tinham ido e um de seus objetivos é a integração com a sociedade. O CAPS 2 tem pode atender até 45 usuários e já opera com capacidade máxima, ainda conta com profissionais como musico terapeuta, artesão, enfermeiro, psicólogos, e outros envolvidos com uma atuação multidosciplinar.

 

 

Por Maria Zucco

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.