Unifebe Vargas Neni

Secretaria de Saúde oferece acompanhamento para recém-nascidos

Para que a criança receba estes cuidados basta que o responsável faça a solicitação do Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para o bebê, na UBS mais próxima de sua residência;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Todo recém-nascido necessita que seu desenvolvimento seja acompanhado para que seja certificado de que está tudo bem com sua saúde ou mesmo para diagnosticar, prevenir e tratar algum problema. A técnica que oferece todos os cuidados e o acompanhamento necessário é chamada de Puericultura, que consiste em acompanhar bebês de até dois anos de idade em seu crescimento e desenvolvimento.

O serviço é oferecido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e abrange cuidados essenciais, como vacinação, pesagem e medição corporal. A partir dos 10 dias de vida, o bebê passa a ter os primeiros atendimentos, realizados por meio de uma visita domiciliar. Na ocasião, tanto a mãe quanto a criança recebem acompanhamento. São cerca de oito encontros, estabelecidos de acordo com a curva de crescimento e desenvolvimento.

“Esse acompanhamento é primordial, pois trata alguns problemas que poderiam afetar o desempenho escolar no futuro da criança”, declara a enfermeira residente da Univali, Janaina Raimondi Leandro. Em casos onde são identificados problemas, como, por exemplo, má formação ou desenvolvimento tardio, a Atenção Básica conta com o auxílio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), responsável por fazer atendimento compartilhado entre a mãe do bebê e os profissionais especializados.

Para que a criança receba estes cuidados basta que o responsável faça a solicitação do Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para o bebê, na UBS mais próxima de sua residência. Vale ressaltar que após o término dos encontros previstos, deve haver um retorno anual para o acompanhamento da criança e para que ela receba as doses das vacinas disponíveis.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.