Unifebe Vargas PREFEITURA TEVAH

Quase 3 mil pessoas faltaram a consultas médicas no primeiro quadrimestre de 2015

agendamentos

O índice de faltas dos pacientes que utilizaram a rede pública de saúde de Brusque entre os meses de janeiro e abril deste ano foi de 15%. Durante o período, foram agendadas 17.969 consultas e realizadas 15.160, totalizando 2.809 atendimentos que deixaram de ocorrer em função da falta sem justificativa dos pacientes nas unidades básicas e nas mais de 20 especialidades disponibilizadas à população.

A situação é considerada um problema pela Secretaria de Saúde, pois quando um usuário não comparece no dia e horário agendado, sem avisar que irá faltar, ele ocupa uma agenda que poderia ser oferecida a outro paciente que também aguarda na fila pelo atendimento. O fato sobrecarrega a demanda por exames e consultas com especialistas, gerando um desequilíbrio na oferta desses procedimentos e o crescimento progressivo da demanda reprimida.

O mês com mais faltantes foi março, com 831 casos. No mesmo mês também foram registrados 5.470 agendamentos, o maior número do quadrimestre. De acordo com a Secretaria de Saúde, as consequências das ausências são o desperdício de dinheiro público, o aumento das filas de espera e a ociosidade dos profissionais. Quando houver a necessidade de reagendar a consulta ou em caso de desistência, o usuário deverá entrar em contanto com sua Unidade Básica de Saúde e justificar a ausência.

Agendamentos
Para ser atendido pelo médico da Unidade Básica de Saúde é necessário agendar uma consulta na recepção da UBS. Caso seja idoso, o usuário poderá fazer o agendamento por telefone. A ordem da agenda respeita a ordem de chegada dos pedidos. Alguns dias antes da consulta, a equipe da UBS também entra em contato com o paciente para lembrá-lo do agendamento.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.