Unifebe Vargas PREFEITURA TEVAH

Programas nutricionais auxiliam brusquenses que necessitam de suplementação alimentar

As fórmulas infantis são entregues somente com receita médica;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Todos os meses, Claudete Ribeiro, moradora do bairro São Pedro, vai até o Centro de Serviços em Saúde, na Praça da Cidadania, onde busca os suplementos alimentares para seu pai, que possui problemas renais. “Ele se alimenta somente por sonda, então esta é a única comida dele”.

Assim como a Claudete, todos os meses outras pessoas dirigem-se ao mesmo local para buscar suplementos alimentares, por meio do programa de Suplementos e Dietas Enterais da Secretaria de Saúde de Brusque. Atualmente há 36 adultos e 69 crianças recebendo a alimentação. Somente no ano, já foram investidos R$ 198.685,28 no programa.

A nutricionista Gerusa Cristina de Souza da Silva explica que os adultos que necessitam de suplementos, passam por consulta médica ou com nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). “Geralmente são pessoas que passaram por doença, ou estão em tratamento. Os pacientes oncológicos, por exemplo, durante o ciclo de quimioterapia ou radioterapia têm enjoo, perda de apetite, paladar”.

Entre as crianças, além do baixo peso, há as que possuem algum tipo de alergia alimentar, ou que a mãe não pode amamentar, como a moradora do bairro Limeira Baixa, Tatiane Santana de Jesus.

Devido a medicações, ela não pode amamentar sua bebê e por isso o pediatra receitou fórmula infantil. “Se fosse para comprarmos todas as latas que ela toma, sairia muito caro para a gente. Além disso, agora ela está ganhando peso normalmente”.

A nutricionista Gerusa lembra que as fórmulas infantis são entregues somente com receita médica. “O principal alimento para o bebê sempre é o leite materno e por isso incentivamos a amamentação. Porém, em alguns casos, há necessidade do bebê tomar a fórmula, como os que possuem alergia a lactose, refluxo, ou outra alergia”.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.