Unifebe Vargas TEVAH

Prefeitura esclarece falta de medicamentos em Brusque

De acordo com o que foi repassado para a imprensa, a situação pode ser normalizada a qualquer momento;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – A Secretaria de Saúde informa que alguns medicamentos estão em falta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Farmácia Básica, localizada no Centro. Os itens já foram solicitados e a situação pode ser regularizada a qualquer momento. De acordo com a pasta a situação ocorre por diversas situações, como falta de matéria-prima para a produção, descontinuação da importação e falta de fornecedor. No entanto, alguns dos remédios aguardam apenas o fornecimento da empresa licitada.

Em função da falta de fornecimento dos medicamentos por meio de licitação, a Secretaria de Saúde está adquirindo medicamentos por meio do Consórcio Intermunicipal (CISAMVI) e também por compra direta, o que dificulta o estoque. Um novo processo licitatório já está em tramitação a fim de suprir os itens que sofreram desistências por parte dos fornecedores, que não foram fornecidos pelas distribuidoras ou ainda, que a empresa não foi habilitada para o fornecimento.

“Há interesse por parte da Secretaria de Saúde em regularizar a situação, estamos tentando resolver o quanto antes para a população ser rapidamente atendida”, salienta a diretora de Assistência Farmacêutica, Jeniffer Barni. Atualmente, a Relação Municipal de Medicamentos (Remume) conta com 198 itens, o número varia em cada município e de acordo com Barni, a relação brusquenses é alta se comparada com outras cidades da região.

Confira a relação de medicamentos que estão em falta em Brusque:

ALOPURINOL – 100 mg

CARBAMAZEPINA – 200 mg

CEFALEXINA – 500 mg

CINARIZINA – 75 mg

DOXAZOSINA, MESILATO – 2 mg

DOXAZOSINA, MESILATO – 4 mg

ESCOPOLAMINA+DIPIRONA comprimido

ESCOPOLAMINA – 10 mg/ml – gotas

ESPIRONOLACTONA – 25 mg

ESTROGENIOS CONJUGADOS – CREME VAGINAL

GLICLAZIDA – 80 mg

ISOSSORBIDA – DINITRATO 10 mg

MICONAZOL 2% – 20 mg/g: creme dermatológico

PREDNISONA – 20 mg

TIAMAZOL-TAPAZOL – 10 mg comprimido

VITAMINA COMPLEXO B – B1,B2,B3,B5,B6 – comprimido

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.