Unifebe Vargas PREFEITURA TEVAH

Prefeitura de Brusque irá promover testes rápidos de HIV

hivA Prefeitura de Brusque promove na próxima semana uma  ação de conscientização à saúde da comunidade. Entre os dias 7 e 11, uma equipe de profissionais irá realizar testes rápidos para o diagnóstico precoce de doenças virais como Sífilis, Hepatites e HIV, além de orientar a população e mostrar a importância de se ter uma vida equilibrada. As atividades integram a Semana Nacional de Humanização e o Dia Mundial da Saúde, celebrado na segunda-feira (7).

A mobilização é coordenada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Serviço de Assistência Especializada, Atenção Básica e o Comitê de Humanização. A diretora de Vigilância em Saúde de Brusque, Mirela Correa, explica que o teste rápido é mais uma estratégia que detecta os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos. “A eficácia no resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório”, acrescenta.

Os testes serão realizados durante todo o dia 8 na praça Barão de Schneeburg em período integral – das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Já no dia 9, quarta-feira, a equipe vai a Blumenau apresentar as ações desenvolvidas pelo Comitê de Humanização em evento especial voltado a profissionais da área. Além disso, a Secretaria de Saúde também promove durante a semana diversas ações de conscientização junto a alunos da rede pública de ensino.

No dia 10 os testes serão realizados no Cagerê durante o período da manhã. Mirela ressalta que os exames também são realizados pelo Sistema Único de Saúde de forma sigilosa e gratuita nas campanhas específicas do Serviço de Assistência Especializada. Em breve, também nas Unidades Básicas de Saúde.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.