Unifebe Vargas

Outubro Rosa tem programação intensa promovida pela RFCC

A 3ª Caminhada acontece no dia 25, a partir das 8h30 com concentração no SESC, na avenida Arnô Gracher

materia Outubro Rosa 32

Outubro já começou, e com ele a cor rosa começa a invadir as cidades do mundo inteiro, isto porque a campanha “Outubro Rosa” acontece todos os anos, enfatizando e auxiliando na prevenção, diagnóstico e tratamento para o Câncer de Mama. Em Brusque a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), vai promover durante o mês, palestras em empresas, escolas e clubes, panfletagem, orientações, e compartilhamento de experiências de vida das pacientes do grupo de apoio, estendendo-se a Guabiruba e Botuverá.

Segundo dados retirados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Silva Gomes, a cada 100 mil mulheres, 49 delas apresentam o problema. O gráfico abaixo contém os dados da última pesquisa (2013), e mostra o índice de mulheres acometidas pelo Câncer de Mama no Estado de Santa Catarina.

Câncer de Mama - Estado de Santa Catarina

Em entrevista, a presidente da RFCC Sônia Rieg Fischer, há três anos consecutivos falou sobre a importância da prevenção e dos serviços oferecidos atualmente pela entidade. Ao todo 50 voluntárias trabalham no projeto, em média 350 mulheres são atendidas ao mês, salientando que o período de atendimentos é vespertino.

Exames preventivos do colo do útero (papanicolau), exames clínicos de mamas, mamografias, orientações, palestras de prevenção e várias atividades em prol das pacientes do grupo de apoio são alguns dos serviços oferecidos pela RFCC. Também é disponibilizado uma vez por mês, transporte gratuito para consultas ou tratamento oncológico no município de Blumenau, doação de medicamentos (quando está em falta no SUS), pagamento de exames, empréstimo de próteses, perucas e lenços, doação de cestas básicas às pacientes carentes, grupo de artesanato semanalmente.

Sônia acredita que a campanha cresce a cada ano, e a procura pela RFCC está cada vez maior, “muito disto é resultado de divulgações, mas sentimos o reconhecimento do nosso trabalho por onde passamos mais pessoas conscientizadas e acolhidas, maior a satisfação pelo que fizemos”, relata a presidente.

Além de incentivar e motivar pessoas a aderir ao “laço rosa”, símbolo da campanha, a entidade também procura empresas e estabelecimentos públicos sugerindo que suas fachadas sejam iluminadas na cor rosa, bem como a comunidade brusquense já deve ter notado desde a noite de ontem.

Terceira caminhada “Outubro Rosa”

Este ano, a terceira caminhada acontece no dia 25 de outubro com início as 8h30 no SESC. No mesmo dia será celebrada a Missa Ecumênica no Santuário de Azambuja às 16h. Quem quiser ajudar como voluntário ou contribuir com donativos, ou buscar auxílio, pode fazer contato através do telefone 3351-0200, pelo e-mail rede@redefemininabrusque.com.br ou pela página fan page da RFCC – Brusque.

Fotos: Arquivo pessoal – Texto: Fernanda de Freitas

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.