Unifebe Vargas Câmara

OAB Brusque realiza evento alusivo ao Novembro Azul

Campanha de conscientização que marca o mês será voltada para a comunidade;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, o Câncer de Próstata também é considerado o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Assim, com o objetivo de conscientizar a população, em especial os homens, sobre as medidas preventivas do Câncer de Próstata, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Brusque, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), realiza no dia 22 de novembro o evento alusivo à Campanha Novembro Azul.

Programação
O evento será realizado na sede da OAB-Brusque e inicia às 19h, com serviços de exames laboratoriais de sangue, como Antígeno Prostático Específico (chamado de PSA – realizado em homens a partir de 40 anos e que pode indicar alterações nos níveis e presença de Câncer de Próstata), além de tipagem sanguínea, colesterol e glicose.
Às 19h30 será realizada a primeira palestra da noite, sobre ‘Planejamento Financeiro e Investimentos’, ministrada pelo planejador financeiro e sócio da empresa Patrimono de Jaraguá do Sul, Layon Dalcanali. O profissional é formado em Tecnologia de Produção, com um MBA em Mercado de Capitais e Fundos de Investimento e possui o Certified Financial Planner (CFP®), Certificação Internacional de Profissionais Financeiros.
Em seguida, é a vez do médico urologista, Dr. Humberto Teruo Eto, que irá ministrar a palestra ‘Prevenção ao Câncer de Próstata’, sobre conscientização, riscos do Câncer de Próstata e a importância dos exames para sua detecção precoce.
Ao final do evento haverá uma confraternização com os participantes.
Conscientização
Para o delegado adjunto da CAASC de Brusque, o advogado Karlos Antônio Souza Hernandéz, este será um evento ímpar para a promoção da saúde e da qualidade de vida dos homens, já que estatísticas do plano de saúde dos advogados de Santa Catarina demonstram que os homens demandam um número relativamente baixo de atendimentos de rotina, principalmente se comparados com os atendimentos para procedimentos de maior complexidade. “O homem, infelizmente, é mais relapso no cuidado de sua saúde, se comparado à mulher. Notamos que os homens, além do preconceito específico em relação ao exame de toque, fazem menos exames de rotina e preventivos. Ou seja, o homem tem a tendência de buscar ajuda médica somente quando a doença se torna crítica. Por isso, cabe a todos nós a geração de uma cultura de prevenção, começando pela realização de eventos como o Novembro Azul”, declara.
Confirmação
Assim como o evento realizado pela entidade no  mês passado, referente ao Outubro Rosa, todas as ações promovidas no dia 22 de novembro pela OAB-Brusque são gratuitas, entretanto é necessária a confirmação da presença, já que as vagas são limitadas. Interessados em participar podem entrar em contato com a OAB Subseção Brusque através do telefone (47) 3355- 7504 ou pelo e-mail: oabsede@terra.com.br .
Você sabia?
Segundo pesquisas realizadas em 2015 pela Sociedade Brasileira de Urologia, 51% dos homens nunca consultaram um urologista.  Além disso, estima-se que mais de 61 mil novos casos de Câncer de Próstata surgem ao ano. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.  Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Programação:
Campanha OAB-Brusque Novembro Azul – ‘Juntos na luta pelo Câncer’
Dia 22 de novembro, terça-feira
Na sede da OAB –Brusque (rua Daniel Imhof, 640, centro – Brusque)
-19h: Exames laboratoriais
-19h30: Palestra sobre ‘Planejamento Financeiro’
-20h: Palestra ‘Prevenção ao Câncer de Próstata’, com o médico urologista, Dr. Humberto Teruo Eto
– Mais informações: (47) 3355-7504.
por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.