Unifebe Vargas Câmara

Ações nas unidades de saúde marcam Novembro Azul e prevenção ao câncer de próstata

O Novembro Azul é o mês destinado a conscientizar a sociedade em relação à saúde do homem e lembrar da prevenção do câncer de próstata. Para marcar a data, a Secretaria de saúde está com uma programação voltada ao tema nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Os usuários da UBS Santa Luzia participaram, na semana passada, de uma palestra sobre a doença com o médico urologista, Diogo Edele dos Santos. Durante o encontrado foi abordado a importância da prevenção do câncer de próstata. “Deve-se levar em consideração alguns fatores de risco como idade, a partir dos 45 anos, histórico familiar, tabagismo e má alimentação. Por volta dos 40 a 45 anos de idade, os homens começam a ter alterações naturais, podendo causar algumas doenças. E a principal é o câncer de próstata”.

Ele ainda destaca a importância da revisão, que dever ser realizada a cada um ano e que contempla os exames de toque e o PSA, este realizado em laboratório. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) confirmam que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de pele.

Para lembrar a população sobre a importância da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce, a Ponte Estaiada está iluminada de azul.

Confira a programação de Unidades Básicas de Saúde oferecem até o final do mês:

23/11 – Unidade Básica de Saúde do Planalto com apoio da equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizará no período da manhã e da tarde testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, avaliação da saúde bucal (dentição e prevenção do câncer de boca em pacientes tabagistas), avaliação nutricional, exame de glicemia capilar (HGT), aferição de pressão e na empresa UVEL e a partir das 13h30, uma roda de conversa com urologista Rudimar Fernando dos Reis sobre a prevenção com os funcionários.

24/11 – A Unidade Básica de Saúde do Maluche realizará das 14h às 20h um evento que contará com diversas atrações como música, show de talentos, jogos, bingo, sorteios e a oferta de serviços em saúde como avaliações, exames rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, dinâmicas, grupos de saúde aberto à comunidade do bairro Maluche.

27, 28 e 29/11 – A Unidade Básica de Saúde do Dom Joaquim realizará testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Atendimento aberto à comunidade do bairro Dom Joaquim.

Na maioria das vezes, o câncer é assintomático, por isso é importante ficar atento:
– Mudanças no hábito urinário: jato fraco, micção incompleta e esforço para urinar, maior frequência de micções;
– Levantar muitas vezes para urinar à noite
– Não conseguir conter a urina.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.